Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72698
Tipo: TCC
Título: Análise do impacto da seca sobre as habilidades socioemocionais: evidências para o Ceará
Autor(es): Silveira, Leonardo Lopes
Orientador: Barbosa, Rafael Barros
Palavras-chave: Competências socioemocionais;Alterações climáticas;Choque da seca
Data do documento: 2022
Citação: SILVEIRA, Leonardo Lopes. Análise do impacto da seca sobre as habilidades socioemocionais: evidências para o Ceará. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Competências socioemocionais são determinantes fundamentais quando se trata de sucesso na vida adulta. Mudanças significativas nas condições econômicas, como secas severas, podem afe- tar a formação destas competências, principalmente em idades mais vulneráveis. Neste trabalho, é analisado como choques econômicos duradouros podem afetar competências socioemocionais de adolescentes no Brasil. A variável exógena de choque econômico utilizado neste trabalho será a seca consecutiva de cinco anos no semiárido nordestino brasileiro. Os resultados sugerem que estudantes expostos a secas têm suas competências de Conscienciosidade afetadas negativamente, competência relacionada a características como persistência, organização e foco. Também é veri- ficado o papel importante da condição socioeconômica do estudante e o nível de escolaridade dos pais em atenuar o efeito do choque econômico em competências socioemocionais. Finalmente, são identificados os principais efeitos para redução das aspirações dos estudantes.
Abstract: Socio-emotional skills are fundamental determinants of the adult’s life outcomes. Significant changes in economic conditions, as a drought shock, may affect the formation of such skills, especially in more vulnerable ages. In this paper, we study how a long-lasting economic shock affects adolescents’ socio-emotional skills in Brazil. We consider as economic shock an exogenous drought in Brazilian semi-arid that persisted for four consecutive years. Our findings suggest that students exposed to the drought reduce significantly their conscientiousness skills, the ability related to persistence, organization, and focus. We also find a relevant role to student socio-economic conditions and the parental quality in moderate the effect of the economic shock on the socio-emotional skills. Finally, we relate the main results to a reduction in student aspirations.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72698
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_llsilveira.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.