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Tipo: TCC
Título: Determinantes do desempenho educacional dos municípios cearenses em 2019
Autor(es): Sousa, Raphael Oliveira
Orientador: Oliveira, Alfredo José Pessoa de
Palavras-chave: Rendimento Escolar;IDEB;Variável Binária;Regressão Logística
Data do documento: 2022
Citação: SOUSA, Raphael Oliveira. Determinantes do desempenho educacional dos municípios cearenses em 2019. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: O objetivo deste estudo é identificar quais variáveis são capazes de influenciar a probabilidade de o município ter um bom rendimento escolar. Para avaliar o rendimento escolar das 184 cidades do Estado do Ceará no ano de 2019, como variável dependente foi escolhido uma variável binária que assume valor 1 quando a média entre os anos iniciais e finais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é igual ou superior a 5, e é zero quando é inferior a 5. Para compor as variáveis explicativas, foram coletados dados sobre a distorção idade-série, a taxa de horas-aulas, a taxa de reprovação dos alunos, a taxa de abandono escolar, além do Produto Interno Bruto (PIB) e as transferências do FUNDEB, ambos em termos per capita. O modelo de regressão logística foi utilizado por ser o mais adequado para análises de variáveis binárias. Os resultados mostraram que para esta especificação do modelo logit, a taxa de abandono escolar, o PIB per capita, e as transferências per capita do FUNDEB foram significativas para explicar a probabilidade de os municípios terem a nota média do IDEB superior a 5.
Abstract: The objective of this study is to identify which variables are capable of influencing the probability of the municipality having a good school performance. To evaluate the school performance of the 184 cities in the State of Ceará in 2019, a binary variable was chosen as the dependent variable, which assumes value 1 when the average between the initial and final years of the Basic Education Development Index (IDEB) is equal or greater than 5 and is zero when it is less than 5. To compose the explanatory variables, data were collected on the age-grade distortion, the class-hours rate, the student failure rate, the school dropout rate, in addition to the Gross Domestic Product (GDP) and FUNDEB transfers, both in per capita terms. The logistic regression model was used because it is the most suitable for analysis of binary variables. The results showed that for this specification of the logit model, the school dropout rate, GDP per capita, and per capita transfers from FUNDEB were significant to explain the probability of municipalities having an average IDEB score greater than 5.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72617
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