Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72543
Tipo: TCC
Título : A nova postura da empresa cidadã em divulgar seu balanço social com o intuito de vincular sua imagem ao exercício da responsabilidade social
Autor : Antero, Juliana Coelho
Tutor: Moraes, Laudemiro Rabelo de Souza e
Palabras clave : Contabilidade social;Responsabilidade social;Ética;Globalização
Fecha de publicación : 2000
Citación : ANTERO, Juliana Coelho. A nova postura da empresa cidadã em divulgar seu balanço social com o intuito de vincular sua imagem ao exercício da responsabilidade social. 2000. 63 f. Monografia (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2000.
Resumen en portugués brasileño: O conceito de responsabilidade social e balanço social por parte das empresas é bastante difundido na maioria dos países desenvolvidos. No Brasil, a preocupação dos empresários em contribuir para o bem-estar da sociedade é relativamente nova. No entanto, já se observa um movimento cada vez maior das empresas no sentido de arcar com responsabilidades em relação a seus funcionários, clientes, fornecedores, acionistas, comunidade onde atuam e, é claro, meio ambiente. Atualmente, há evidências de que empresas que assumem uma dimensão ética e socialmente responsável ganham o respeito das comunidades com as quais interagem, o que normalmente se traduz na preferência do público consumidor. Dessa forma, além de satisfazer o imperativo moral de trabalhar de uma maneira socialmente responsável, tais empresas têm ainda a satisfação de ver o seu comportamento transformar-se em vantagens comerciais. A responsabilidade social tem-se tornado um fator crescente de sucesso empresarial, e isto oferece a possibilidade de construir um mundo mais próspero e socialmente mais justo. A globalização tem tido influência direta no ambiente empresarial, e aqueles interessados em obter sucesso terão que se preocupar com o social e a ética dos negócios senão serão rejeitados pelos consumidores conscientes. Com isso, a responsabilidade das empresas públicas e privadas com o bem-estar da comunidade faz parte do princípio da empresa-cidadã, ou seja, aquela que é comprometida com a qualidade de vida da sociedade e que, através do seu Balanço Social, apresenta os seus investimentos nos mais diversos projetos socioculturais.
Descripción : Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72543
Aparece en las colecciones: ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2000_tcc_jcantero.pdf42,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.