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dc.contributor.advisorRomero, Cláudia Buhamra Abreu-
dc.contributor.authorOliveira, Talyta Eduardo-
dc.date.accessioned2023-05-25T20:47:26Z-
dc.date.available2023-05-25T20:47:26Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Talyta Eduardo. Evidências financeiras e mercadológicas na construção da reputação corporativa: uma análise a partir das expectativas dos Stakeholders. 2023. 108 f. Tese (Doutorado em Administração e Controladoria) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72519-
dc.description.abstractCorporate reputation is the basis of customer and investor confidence, and failure to meet their expectations can directly reflect on the company's image in the market. On the other hand, expenses to meet these stakeholders' expectations should not compromise the organization's financial health. Thus, the thesis defended here is that a company's quest to meet the expectations of customers and investors, without considering its own financial performance, can compromise its corporate reputation. This thesis analyzes the largest Brazilian retail company: Lojas Americanas and has the general objective of investigating whether a company's quest to meet the expectations of investors and customers, without considering its own financial performance, can compromise its corporate reputation. A qualitative research was developed, with primary and secondary data collection. Firstly, using secondary data, Americanas' reputation was investigated based on the expectations of investors and customers, before and after the disclosure of the scandal. Then, the collection of primary data was carried out, through a survey with Americanas buyers to understand the expectations of the company's customers in order to identify the company's corporate reputation for this public. The results show that the company's effort to remunerate its investors through interest on equity and to attract customers with low prices and constant sales promotions, even with high debt and low liquidity, may have contributed to the poor financial performance. The recent financial scandal may be a consequence of the accumulation of financial problems over time, however, as it deals with a recent case, this thesis does not intend to explain the fact, but seeks to understand it in the light of theories and evidence from the Marketplace. It is concluded that the company's corporate reputation is maintained for customers regardless of the company's financial performance, if their expectations are being met. On the other hand, it was possible to assess that the low liquidity, the increase in the company's debt and the reduction in net income are factors that may have contributed to the recent economic crisis of Americanas S.A situation that impacted investor confidence and, consequently, reduced the reputation of the company for this group of stakeholderspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectReputação Corporativapt_BR
dc.subjectEvidências mercadológicaspt_BR
dc.subjectEvidências financeiraspt_BR
dc.subjectStakeholders.pt_BR
dc.titleEvidências financeiras e mercadológicas na construção da reputação corporativa: uma análise a partir das expectativas dos Stakeholderspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrA reputação corporativa é a base da confiança de cliente e investidores, e o não atendimento das expectativas pode refletir diretamente na imagem da empresa no mercado. Por outro lado, os gastos para o atendimento dessas expectativas dos stakeholders não devem comprometer a saúde financeira da organização. Assim, a tese aqui defendida é que a busca de uma empresa em atender as expectativas de clientes e investidores, sem considerar o seu próprio desempenho financeiro, pode comprometer a sua reputação corporativa. A presente tese analisa a maior empresa varejista brasileira: a Lojas Americanas e tem como objetivo geral investigar se a busca de uma empresa em atender às expectativas de investidores e clientes, sem considerar o seu próprio desempenho financeiro, pode comprometer a sua reputação corporativa. Desenvolveuse uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados primários e secundários. Investigou-se, primeiramente, por meio de dados secundários, a reputação da Americanas com base nas expectativas dos investidores e clientes, antes e após a divulgação do escândalo. Em seguida, procedeu-se à coleta de dados primários, por meio de levantamento junto a compradores da Americanas para entender as expectativas dos clientes da empresa com o intuito de identificar a reputação corporativa da empresa para esse público. Os resultados mostram que o esforço da empresa em remunerar seus investidores através de juros sobre capital próprio, e de atrair clientes com preços baixos e constantes promoções de vendas, mesmo com alto endividamento e baixa liquidez, pode ter contribuído para o baixo desempenho financeiro. Conclui-se que a reputação corporativa da empresa se mantém para clientes finais, independente do desempenho financeiro da empresa, se suas expectativas estiverem sendo atendidas. Por outro lado, foi possível avaliar que a baixa liquidez, o aumento no endividamento da empresa e a redução nos resultados líquidos são fatores que podem ter contribuído para a recente crise econômica da Americanas S.A, situação que impactou a confiança dos investidores e, consequentemente, reduziu a reputação corporativa da empresa para esse grupo de stakeholderspt_BR
Aparece nas coleções:PPAC - Teses defendidas na UFC

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