Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72472
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCardoso, Gil Célio de Castro-
dc.contributor.authorBarbosa, Maria Lindalva Daniel-
dc.date.accessioned2023-05-24T18:58:19Z-
dc.date.available2023-05-24T18:58:19Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationBARBOSA, Maria Lindalva Daniel. O Brasil na era da economia informacional: empreendedorismo e transformação digital. 2022. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72472-
dc.description.abstractThe changes resulting from the technological revolution of the last decades have generated great challenges for humanity. Technological advances and the consolidation of the Internet as the main means of communication and business intermediation triggered a reformulation in economic and social structures. The new reality experienced is hyperconnected and digital. One of these challenges, perhaps the most important, is to understand the speed and amplitude of these changes, for this it is essential to identify the bases and scope of this digital revolution, and from that, to know the main characteristics of social changes and the new economy, also called the informational economy, as well as the digital transformation experienced in companies and new digital business models. Therefore, in the first part of this work, we will seek to establish the principles of technological evolution until the consolidation of the new digital era, characterize the new economy and present the concepts of entrepreneurship, digital business and digital transformation, with the main objective of basing the research theme. In the second part, a survey is carried out on the digital reality in Brazil, whose objective is to identify the country's position in the face of global technological advancement and what difficulties exist for it to reach its fullness. Initially, an overview of the market and communication structure of the country will be presented, as well as the level of access and use of the internet by Brazilians, connectivity in schools and the adoption of technologies by the government and companies are also verified. Then, a portrait of entrepreneurship in the country is presented, since in Brazil there is a strong culture of business creation as a source of income and an alternative to the lack of employment. Finally, the development of e-commerce and digital business in the country is analyzed.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEconomia informacionalpt_BR
dc.subjectTransformação digitalpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectNegócios digitaispt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectRevolução tecnológicapt_BR
dc.subjectRevolução digitalpt_BR
dc.titleO Brasil na era da economia informacional: empreendedorismo e transformação digitalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs transformações advindas da revolução tecnológica das últimas décadas, têm gerado grandes desafios para a humanidade. O avanço tecnológico e a consolidação da Internet como principal meio de comunicação e intermediação de negócios desencadearam reformulação nas estruturas econômicas e sociais. A nova realidade vivenciada é hiperconectada e digital. Um desses desafios, talvez o mais importante, é compreender a velocidade e amplitude dessas mudanças, para isso faz-se imprescindível identificar quais as bases e abrangência desta revolução, e a partir disso, conhecer as principais características das mudanças sociais e da nova economia, também chamada economia informacional, bem como da transformação digital experimentada nas empresas e dos novos modelos de negócios digitais. Neste sentido, na primeira parte deste trabalho, buscar-se-á estabelecer os princípios da evolução tecnológica até a consolidação da nova era digital, caracterizar a nova economia e apresentar os conceitos de empreendedorismo, negócios digitais e transformação digital, com o objetivo principal de fundamentar o tema da pesquisa. Na segunda parte é realizado um levantamento sobre a realidade digital no Brasil, cujo objetivo é identificar qual a posição do país diante do avanço tecnológico mundial e quais as dificuldades existentes para que atinja sua plenitude. Inicialmente traz-se-á um panorama do mercado e estrutura de comunicação do país, bem como do nível de acesso e uso da internet pelos brasileiros, também é verificado a conectividade nas escolas e a adoção de tecnologias pelo governo e pelas empresas. Em seguida, é apresentado um retrato do empreendedorismo no país, uma vez que no Brasil existe uma forte cultura de criação de negócios como fonte de renda e alternativa à falta de emprego. Por fim, é analisado o desenvolvimento do comércio eletrônico e dos negócios digitais no país.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_lmdbarbosa.pdf4,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.