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Tipo: TCC
Título: Uma análise empírica da evolução da renda familiar no Brasil e no Ceará a partir da Constituição, 1988-2019
Autor(es): Oliveira, Jhonathan Pereira de
Orientador: Linhares, Fabrício Carneiro
Palavras-chave: Renda;Educação;Constituição
Data do documento: 2022
Citação: OLIVEIRA, Jhonathan Pereira de Oliveira. Uma análise empírica da evolução da renda familiar no Brasil e no Ceará a partir da Constituição, 1988-2019. 2022. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: No Brasil, uma vez que o consumo é possibilitado monetariamente. O enfoque sobre os rendimentos é fundamental para explicar o nível de bem-estar das famílias. Este trabalho propõe-se a investigar a evolução da renda média a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, em níveis individual e familiar e no contexto do Brasil e do Ceará, de 1988-2019. A partir dos microdados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD), reunimos as informações acerca dos rendimentos de todas as fontes e do trabalho principal, do nível de escolaridade e de gênero, a fim de obtermos as estatísticas de composição no rendimento familiar e dos prêmios obtidos por nível de escolaridade alcançado. Desta forma, constatou-se que, apesar dos avanços constitucionais, os rendimentos mais elevados são obtidos pelos indivíduos com maior escolaridade. Porém, remanesce um componente de desigualdade entre homens e mulheres.
Abstract: In Brazil, since consumption is monetarily made possible, the focus on income is fundamental to explain the level of well-being of families. This work proposes to investigate the evolution of average income since the enactment of the Federal Constitution of 1988, at individual and family levels and in the context of Brazil and Ceará, from 1988-2019. Based on microdata from the National Household Sample Survey (PNAD), we gathered information about income from all sources and the main job, level of education and gender, in order to obtain composition statistics on family income and of the awards obtained by level of schooling achieved. Thus, it was found that, despite constitutional advances, the highest incomes are obtained by individuals with higher education. However, a component of inequality between men and women remains.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72333
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