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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72319
Tipo: | TCC |
Título: | Controle de velocidade de uma esteira industrial |
Autor(es): | Pereira, João Luiz de Castro |
Orientador: | Correia, Wilkley Bezerra |
Palavras-chave: | Esteira transportadora;Controle de velocidade;Encoder |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | PEREIRA, João Luiz de Castro. Controle de velocidade de uma esteira industrial. 2022. 62 f. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | A ampla aplicabilidade de esteiras transportadoras em diferentes contextos faz com que suas características sejam diversas e que sejam objeto contínuo de estudo, buscando tornar seu funcio- namento mais eficiente. Tendo isso em vista, surge a necessidade da modelagem matemática e do controle desse sistema. Com isso, o presente trabalho consiste na modelagem matemática de uma esteira transportadora e desenvolvimento de um controlador para controle de velocidade. O sistema de esteira utilizada consiste em uma esteira industrial de pequeno porte, acionada por inversor de frequência com o auxílio de um circuito eletrônico e desenvolvimento de solução para o cálculo de velocidade do sistema. A identificação do sistema é realizada por curva de reação. O projeto também apresenta as soluções desenvolvidas para a obtenção de dados da planta. Por fim, também é apresentado o projeto do controlador proporcional-integral (PI) definido para o controle do sistema. |
Abstract: | The wide applicability of conveyor belt in different context makes their characteristics diverse and a continuous object of study, in order to make their operation more efficient. Bearing this in mind, it rises the need for mathematical modeling and control. Within this context, the present work presents the mathematical modeling of a small size conveyor belt and its speed control development. The system herein is a small industrial treadmill, driven by a frequency inverter aided by an electronic circuit, along with the development of a solution for computing the speed of the system. System identification is performed by reaction curve. The design also features improved solutions for capturing plant data. Finally, the design of the proportional-integral (PI) controller defined for controlling the system is also presented. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72319 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA ELÉTRICA - Monografias |
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