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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72308
Tipo: | Dissertação |
Título: | A relação entre o letramento digital e a formação leitora de crianças com deficiência intelectual matriculadas no Atendimento Educacional Especializado no contexto de uso do software Luz do saber infantil |
Autor(es): | Lima Sobrinho, Amadeu Fernandes de |
Orientador: | Gomes, Adriana Leite Limaverde |
Palavras-chave: | Letramento digital;Deficiência intelectual;Software educativo;Digital reading;Intellectual disability;Educational software |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | LIMA SOBRINHO, Amadeu Fernandes de. A relação entre o letramento digital e a formação leitora de crianças com deficiência intelectual matriculadas no Atendimento Educacional Especializado no contexto de uso do software Luz do saber infantil. Orientador: Adriana Leite Limaverde Gomes. 2022. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | A presente pesquisa se fundamentou na teoria histórico-cultural, que em sua gênese, pressupõe a dimensão social da aprendizagem como resultado das experiências dos indivíduos nos meios sociais, históricos e culturais. A utilização das tecnologias digitais tem reconfigurado a realidade de muitas escolas brasileiras, mas sua inserção no cotidiano das crianças - particularmente aquelas com deficiência intelectual - raramente explora suas potencialidades, substituindo a real promoção do desenvolvimento por um paliativo tecnológico assistencialista, excludente, descontextualizado e antipedagógico. Diante dessa realidade, nesta pesquisa objetivou-se analisar a relação entre o letramento digital e a formação leitora de crianças com deficiência intelectual, no contexto de uso do software Luz do Saber Infantil por professores do atendimento educacional especializado da rede pública de Fortaleza. A fundamentação teórica se alicerçou nas teorias da aprendizagem na perspectiva histórico-cultural (VYGOTSKY, 1994; LEONTIEV, 2004; LURIA, 2005). O estudo também compreendeu três dimensões: o desenvolvimento cognitivo de alunos com deficiência intelectual (FIGUEIREDO, 2012, 2014, 2016; GOMES, 2012, 2013, 2016; POULIN, 1989, 2013, 2020); a apropriação da leitura (SOLÉ, 1998; KLEIMAN, 2013) e o letramento digital (ARAUJO, 2014; STREET, 1995, 2003; COSCARELLI E RIBEIRO, 2014). A pesquisa, de natureza descritiva, quantitativa e qualitativa, se baseou em um banco de dados do Grupo de Pesquisa LER, do ano de 2018. Este acervo foi construído em uma pesquisa-ação desenvolvida pelo grupo, o qual participamos como bolsista de iniciação científica. Na presente pesquisa, o procedimento metodológico constou de três etapas principais: a) levantamento do banco de dados; b) identificação das atividades do software, que se centravam sobre a apropriação da leitura e o letramento digital dos participantes; c) organização e análise dos dados. Neste estudo foram selecionadas três sessões de intervenção (1ª, 6ª, 9ª) de um total de dez realizadas, e duas crianças, de oito participantes da pesquisa original. Essas crianças se encontravam em processo de alfabetização. A discussão dos dados apoiou-se na análise de conteúdo de Bardin (2011), os quais foram organizados em duas unidades temáticas: letramento hipertextual e a formação leitora. Verificou-se que as duas crianças, de modo frequente, usaram o letramento hipertextual, na medida em que nas atividades propostas pelo software, elas reconheciam imagens, letras, palavras e localizavam as informações contidas nas atividades. Conclui-se que, apesar das fragilidades identificadas no âmbito da leitura e da memória de curto prazo das duas crianças, a apropriação do letramento hipertextual permitiu que elas desenvolvessem estratégias para lidar com a resolução das atividades no software e a superar, em parte, essas fragilidades. Observou-se também outros benefícios como, por exemplo, o manuseio do computador, a compreensão da leitura, a mobilidade da escrita, a resolução das atividades, a variedade de representações gráficas no teclado e a motivação dos alunos diante de atividades no meio digital, que proporcionam um estímulo visual e contribuíram para a construção da autonomia das crianças. |
Abstract: | This research was based on the historical-cultural theory, which in its genesis, presupposes the social dimension of learning as a result of the experiences of individuals in the social, historical and cultural environments. The use of digital technologies has reconfigured the reality of many Brazilian schools, but their insertion in the daily lives of children - particularly those with intellectual disabilities - rarely explores their replacing the real promotion of development by a technological palliative assistance, exclusionary, decontextualized and antipedagogical. Given this reality, this research aimed to analyze the relationship between the digital reading and reading training of children with intellectual disabilities, the use of the software Luz do Saber Infantil by teachers of the specialized educational service of the public network of Fortaleza. The theoretical foundation was based on the theories of learning from the historical-cultural perspective (VYGOTSKY, 1994; LEONTIEV, 2004; LURIA, 2005). The study also comprised three dimensions: the cognitive development of students with intellectual disabilities (FIGUEIREDO, 2012, 2014, 2016; GOMES, 2012, 2013, 2016; POULIN, 1989, 2013, 2020); the appropriation of reading (SOLÉ, 1998; KLEIMAN, 2013) and the digital Letramento (ARAUJO, 2014; STREET, 1995, 2003; COSCARELLI E RIBEIRO, 2014). The research, of a qualitative nature, was based on a database of the LER Research Group, from the year 2018. This collection was built in an action research developed by the group, which we participated as a scholar of scientific initiation. In this research, the methodological procedure consisted of three main stages: a) database survey; b) identification of software activities, which focused on the appropriation of reading and digital reading of participants; c) organization and analysis of data. In this study, three intervention sessions (1st, 6th, 9th) were selected from a total of ten, and two children, from eight participants of the original research. These children were in the process of literacy. The discussion of the data was based on the content analysis of Bardin (2011), which were organized into two thematic units: hypertextual reading and reading training. It was found that the two children frequently used hypertextual reading, as in the activities proposed by the software, they recognized images, letters, words and located the information contained in the activities. It is concluded that, despite the weaknesses identified in the scope of reading and short-term memory of both children, the appropriation of hypertextual reading allowed them to develop strategies to deal with the resolution of activities in the software and to overcome in part, these weaknesses. It was also observed other benefits such as, for example, the handling of the computer, reading comprehension, writing mobility, resolution of activities, variety of graphical representations on the keyboard and motivation of students in the face of activities in the digital environment, visual stimulus and contributed to the construction of children’s autonomy. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72308 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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