Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72220
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAraújo, Carlos Manta Pinto de-
dc.contributor.authorAlmeida, Marcus Vinícius Lima-
dc.date.accessioned2023-05-11T23:15:35Z-
dc.date.available2023-05-11T23:15:35Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationALMEIDA, Marcus Vinícius Lima. A gestão por processos e o ciclo PDCA como auxílio na melhoria da qualidade: estudo de caso em uma cervejaria. 2011. 68 f. Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará,Fortaleza, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72220-
dc.descriptionEste documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGestão de processospt_BR
dc.subjectPDCApt_BR
dc.subjectGestão por Processospt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.titleA gestão por processos e o ciclo PDCA como auxílio na melhoria da qualidade: estudo de caso em uma cervejariapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEm decorrência da globalização, a concorrência entre as organizações se tomou mais acirrada e os clientes ficaram mais exigentes em relação à qualidade dos produtos que consomem, fazendo com que as empresas que se preocupam com a qualidade dos seus produtos terem mais chances de sobrevivência no mercado. A gestão por processos leva em conta as inter-relações entre as várias partes componentes de uma empresa, considerando que as organizações são formadas por um conjunto de processos inter-relacionados e inter-dependentes. Aliada às ferramentas de melhoria contínua, como o Ciclo PDCA, este tipo de gerenciamento possui uma alta eficácia na melhoria dos processos, e conseqüentemente, na melhoria da qualidade dos produtos oferecidos pela organização. O domínio desta técnica leva as organizações a renovarem seus processos sempre que necessários, elevando a qualidade de seus produtos e conquistando a confiança dos clientes. O presente trabalho investiga como a gestão por processos juntamente com a metodologia do Ciclo PDCA atuam no sistema da qualidade de uma cervejaria e os benefícios obtidos pela empresa.pt_BR
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_tcc_mvlalmeida.pdf36,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.