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Tipo: TCC
Título: Caracterizando a indústria do forró como parte da indústria criativa do município de Fortaleza
Autor(es): Andrade, Adriano Gaudio de
Orientador: Cabral , Augusto Cézar de Aquino
Palavras-chave: Indústria cultural;Forró (Música);Indústria do Forró;Cultura Popular;Indústria Criativa;Criatividade
Data do documento: 2011
Citação: ANDRADE, Adriano Gaudio de. Caracterizando a indústria do forró como parte da indústria criativa do município de Fortaleza. 2011. 56 f. Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará,Fortaleza, 2011.
Resumo: As indústrias criativas, segundo o Ministério da Cultura, são consideradas o eixo estratégico de desenvolvimento para os diversos países e continentes. Batista e outros autores também a consideram importante para o desenvolvimento de locais delimitados, como municípios. O forró foi inserido no mercado cultural por Luiz Gonzaga, e assumiu características de indústria com Emanuel Gurgel e a vertente forró eletrônico a partir da década de 1990. Este trabalho tem como objetivo caracterizar a indústria do forró de Fortaleza, de acordo com a literatura sobre o assunto, como parte da indústria criativa. Foram abordados os conceitos de indústria criativa, modelos de classificação das indústrias criativas, o histórico do forró e o arranjo produtivo da indústria do forró em Fortaleza. Quantos aos aspectos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa, classificada como descritiva, bibliográfica e documental, utilizando a técnica de Análise de Conteúdo para tratamento dos dados e informações. Conclui-se que, nas fontes levantadas pela pesquisa, estão presentes as características que são consideradas necessárias para caracterizar uma indústria como criativa. Também se pode afirmar que a indústria do forró produz produtos (música e performances musicais) que refletem a identidade não só dos fortalezenses como dos nordestinos, e que esses produtos se adaptam ao tempo e ao local, acompanhando as mudanças na identidade da população.
Abstract: The creative industries, according to Ministério da Cultura, are considered the strategic axis of development for different countries and continents. Batista and other authors also consider it important for the development of delimited places, such as municipalities. The forró rnusic was inserted in the cultural market by Luiz Gonzaga and assumed characteristics of an industry with Emanuel Gurgel and electronic forró style in the 1990s. This study aims to characterize the forró industry in Fortaleza, according to the literature about the subject, as part of the creative industry. It's discussed the concepts of creative industry, creative industry classification models, the history of forró music and the arrangement of forró's productive industry in Fortaleza. As for the rnethodology used, the research is qualitative in nature; classified as descriptive, bibliographical and docurnentary, using the Content Analysis rnethod for data and information processing. According to the sources raised by the survey, one can observe the characteristics that are deemed necessary to characterize an industry as creative are present in the literature about the subjetct. It can also be said that the forró industry produces products (music and musical performances) that reflect not only the identity ofFortaleza's citizens but also ofthe Northeastem people, and that the products ad
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