Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72133
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Alfabetização energética no contexto da eficiência: lições a aprender com África do Sul, Brasil, Índia e Portugal |
Título em inglês: | Energy literacy in the context of efficiency: lessons to be learned from South Africa, Brazil, India and Portugal |
Autor(es): | Muchaiabande, Rui Carvalho, Paulo Cesar Marques de Mahanjane, Urânio Stefane |
Palavras-chave: | Alfabetização energética;Eficiência energética;Educação;Energy literacy;Energy efficiency;Education |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | Nature and Conservation |
Citação: | MUCHAIABANDE, Rui; CARVALHO, Paulo Cesar Marques de; MAHANJANE, Urânio Stefane. Alfabetização energética no contexto da eficiência: lições a aprender com África do Sul, Brasil, Índia e Portugal. Nature and Conservation, [s.l.], v. 11, n. 1, 2018. |
Resumo: | Este estudo do tipo qualitativo descritivo examina como é que a Alfabetização Energética (AE) está se constituindo ao nível internacional como uma componente educacional integrada no contexto escolar. Um levantamento de 17 conceitos nas disciplinas de Ciências Naturais, Física, Biologia, Química, Geografia e História, nos programas curriculares de África do Sul, Brasil, Índia e Portugal em 10 anos de ensino foi realizado. Os resultados indicam que a taxa de cobertura dos conceitos é de 30% para Africa do Sul, 23% para Portugal, 18% para Brasil e 11% para Índia. A concentração dos conceitos ocorre nas disciplinas de Ciências Naturais para África do Sul (67%), Brasil (50%) e Índia (61%) enquanto para Portugal concentra-se na disciplina de Química-Física com 73%. Portugal revela uma evolução de integração de conceitos superior aos outros países o que pode fertilizar para uma melhor promoção de Eficiência Energética (EE) e consciência ambiental. Quanto à interdisciplinaridade, África do Sul e Brasil integram os conceitos levantados em 4 disciplinas, Índia em 5 e Portugal em 3. O estudo também conclui que estes países possuem materiais paradidáticos que são usados para viabilizar um currículo periférico de AE. |
Abstract: | This qualitative, descriptive study examines how Energy Literacy (EL) is examines how it is being constituted at the international level as an educational component integrated in the school context. A survey of 17 concepts in the subjects of Natural Sciences, Physics, Biology, Chemistry, Geography and History in the curricular programs of South Africa, Brazil, India, and Portugal from 3rd to 12th grades was performed. The results indicate that the coverage rate is 30% for South Africa, 23% for Portugal, 18% for Brazil and 11% for India. The concentration of concepts occurs in the disciplines of Natural Sciences for South Africa (67%), Brazil (50%) and India (61%), while Portugal focuses on Chemistry-Physics with 73%. Portugal reveals a concepts integration evolution higher than others countries which may fertilize for better promotion of energy efficiency (EE) and environmental awareness. Regarding interdisciplinarity, South Africa and Brazil integrate the concepts raised in 4 disciplines, India in 5 and Portugal in 3. The study also concludes that these countries have paradidatic materials that are being used to make feasible a peripheral curriculum of EL |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72133 |
ISSN: | 2318-2881 |
Aparece nas coleções: | DEME - Artigos publicados em revista científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_pcmcarvalho1.pdf | 2,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.