Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72108
Tipo: Dissertação
Título: Alinhamento entre diretrizes para o desenvolvimento de competências do administrador e as competências demandadas pelo mercado de trabalho
Autor(es): Lima, Fernando Antônio Holanda
Orientador: Lima, Bruno Chaves Correia
Palavras-chave: Competências essenciais - Administradores de empresas;Administradores de empresas
Data do documento: 2023
Citação: LIMA, Fernando Antônio Holanda. Alinhamento entre diretrizes para o desenvolvimento de competências do administrador e as competências demandadas pelo mercado de trabalho. 110 f. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração e Controladoria) – Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração,Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar o alinhamento das competências em formação, no curso de Administração da Universidade Federal do Ceará (UFC), estabelecidos em seu Projeto Pedagógico do Curso (PPC, 2022), atendendo a Resolução Nº 5/2021 do CNE, com as competências requeridas pelo mercado cearense. Foi realizado um estudo qualitativo, descritivo, documental e de campo, junto a seis representantes dos segmentos de Indústrias, Comércios e Serviços no mercado de trabalho cearense. Os resultados apontam para o fato de que o alinhamento está presente entre o PPC do curso e a Resolução do CNE/CES, como também entre as competências descritas nesses documentos e as competências requeridas no mercado de trabalho. Contudo, como desenvolver as competências, ferramentas e métodos a serem aplicados em sala de aula não foi apresentado em nenhum dos documentos, deixando a critério de cada docente, não demonstrando como será acompanhado e nem mensurado os resultados esperados. Outro fator observado é a dificuldade em reduzir distâncias existentes entre teoria e prática no que diz respeito ao desenvolvimento das competências.
Abstract: This study aims to analyze the alignment of skills in training, in the Administration course at the Federal University of Ceará (UFC), established in its Pedagogical Project of the Course (PPC, 2022), in compliance with Resolution Nº 5/2021 of the CNE, with the skills required by the market in Ceará. A qualitative, descriptive, documentary and field study was carried out, with six representatives of the Industries, Commerce and Services segments in the Ceará labor market. The results point to the fact that the alignment is present between the PPC of the course and the CNE/CES Resolution, as well as between the competences described in these documents and the competences required in the labor market. However, how to develop skills, tools and methods to be applied in the classroom was not presented in any of the documents, leaving it to the discretion of each teacher, not demonstrating how the expected results will be monitored or measured. Another factor observed is the difficulty in reducing existing distances between theory and practice with regard to the development of skills.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72108
Aparece nas coleções:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_fahlima.pdf916,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.