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Tipo: Tese
Título: Interdisciplinaridade na perspectiva dos núcleos docentes estruturantes: desdobramentos na formação para a estratégia saúde da família
Autor(es): Ribeiro, Herta Maria Castelo Branco
Orientador: Bosi, Maria Lúcia Magalhães
Palavras-chave: Comunicação Interdisciplinar;Educação Superior;Currículo;Desenvolvimento de Pessoal;Estratégias de Saúde Nacionais
Data do documento: 17-Jan-2023
Citação: RIBEIRO, Herta Maria Castelo Branco. Interdisciplinaridade na perspectiva dos núcleos docentes estruturantes: desdobramentos na formação para a estratégia saúde da família. 2023. 206 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72055. Acesso em: 04 maio. 2023.
Resumo: A interdisciplinaridade é objeto de estudo e de aplicação nos processos de formação e atuação dos profissionais da área da saúde, sendo presente nos discursos, documentos oficiais e políticas públicas, consolidando-se como componente obrigatório dos currículos de graduação, o que pressupõe o desenvolvimento de competências para o trabalho interdisciplinar do futuro profissional. O objetivo deste estudo é compreender as percepções acerca da interdisciplinaridade na perspectiva de professores dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) da área da saúde em uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública do Norte do Brasil, analisando seus desdobramentos no processo de formação profissional para a Estratégia Saúde da Família (ESF). Parte-se do pressuposto que para além dos saberes curriculares e disciplinares, os docentes são dotados de saberes experenciais e é o conjunto desses saberes que impacta os processos de ensinoaprendizagem. O enfoque do estudo é qualitativo e o campo empírico constituiu-se dos sete cursos de graduação em saúde de uma Universidade do Sul do Estado do Tocantins: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Psicologia. Os informantes-chave foram os coordenadores e membros dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) dos cursos pesquisados. Como critério de inclusão, a amostra ancora-se em um desenho não-probabilístico ou intencional, considerando que cada unidade é escolhida pela riqueza da informação que pode fornecer. Como técnicas de obtenção de informações foram utilizadas a análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais e Projetos Pedagógicos dos Cursos, além de outras fortes documentais que contribuíram para o estudo e entrevistas semiestruturadas, realizadas presencialmente pela pesquisadora. No intuito de aferir maior rigor à pesquisa qualitativa, a transcrição foi realizada também pela pesquisadora, cuja relação com o participante da pesquisa iniciou-se na realização da entrevista. A análise e interpretação do material empírico utilizou-se do software MAXQDA® para categorização das unidades de significação e do referencial teóricometodológico hermenêutico. A pesquisa respeitou os preceitos éticos dos estudos que envolvem seres humanos, conforme Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde e foi aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Gurupi. A análise denotou uma interdisciplinaridade embrionária, com obstáculos à sua efetivação, mas também identificou caminhos para o seu desenvolvimento, embasados em esforços institucionais e no envolvimento docente. Compreendemos que os profissionais/docentes formados sob uma égide biomédica ao entrarem em contato com diretrizes que evocam o princípio da interdisciplinaridade resistem, as reinterpretam e as “retraduzem”, retendo algumas questões da interdisciplinaridade e perdendo outras, resultando em práticas pedagógicas que promovem na formação de novos profissionais uma interdisciplinaridade que se apresenta lacunar, sendo ainda reproduzida nos campos de prática dos profissionais da Estratégia da Saúde da Família.
Abstract: Interdisciplinarity is an object of study and interdisciplinarity in the processes of action of health professionals, documents and public policies, consolidating as mandatory the application curricula, the component of application curricula, the component that designs and the development of official competencies is being developed for the interdisciplinary work of the future professional. The objective of this study is from the perspective of the teacher training process of the Northern Structuring Teaching Nuclei (STNs) in the health area, a Higher Education Institution (HEI) in the North, analyzing its professional training processes for a process of development Health Strategy of the Family (HEF). It starts with teaching, in addition to curricular and disciplinary knowledge, teachers are endowed with experiential knowledge and the knowledge of this knowledge impacts those of learning-knowledge. The focus of the study is qualitative and the empirical field of the seven courses of health constitution of a University of the South State of Tocantins: Physical Education, Pharmacy, Physiotherapy, Medicine, Dentistry and Psychology. The key informants will be the coordinators and other members of the Structuring Teaching Nuclei (STNs) of the research courses. As an inclusion unit, a sample is anchored in a probabilistic or intentional design, considering that each unit is chosen for the wealth of information it cannot provide. As information collection techniques, in addition to document analysis of the Curricular Guidelines and Pedagogical Projects of Pedagogical Courses, other documental strengths that can contribute to the study and semi-structured interviews will be used, in person by the researcher or through a virtual and national way, not from the informant acquired from the pandemic in case of contact in times of a COVID-19 pandemic. To make qualitative research more rigorous, the research will be carried out by the researcher himself, whose realization with the research participant began with the interview. An analysis and interpretation of the empirical material will be based on hermeneutics as a theoretical-methodological framework. The research respects the ethical precepts of studies involving human beings, according to Resolution 510/2016 of the National Health Council. The analysis denoted an embryonic interdisciplinarity, with obstacles to its effectiveness, but also identified paths for its development, based on institutional efforts and on professor involvement. We understand that professionals/teachers trained under a biomedical aegis, when they meet guidelines that evoke the principle of interdisciplinarity, resist, reinterpret and “retranslate” them, retaining some issues of interdisciplinarity and losing others, resulting in pedagogical practices that promote training. of new professionals an interdisciplinarity that appears to be lacking, being still reproduced in the fields of practice of professionals of the Family Health Strategy.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72055
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