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dc.contributor.advisorSouza, Sérgio Aquino de-
dc.contributor.authorBarreto, Jonatan de Meneses-
dc.date.accessioned2023-05-03T19:38:53Z-
dc.date.available2023-05-03T19:38:53Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationBARRETO, Jonatan de Meneses. Dispersão de preços e concorrência: evidências de um site comparador de preços na internet Fortaleza 2023. 2323. 98f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72030-
dc.description.abstractPrice variability is a very characteristic phenomenon in economics. According to Baye et al. (2004), often this not only persists over time but also depends on the market structure. Therefore, the work in question intends to evaluate the hypothesis of price convergence within Brazilian E-commerce aggregators between the years 2021 and 2022. It is analyzed whether the number of rms listing the same product inuences the price dispersion of the good. A Pooled model built from information from the zoom.com comparator for TVs and Notebooks in the home appliance and electronics segment, respectively, was used. The research is also grouped, in an exploratory way, some answers about the role of large marketplaces within this aggregator and how they affect price variability. The results demonstrate that there are not enough arguments that indicate a convergence of prices, much less make the validity of the Law of Single Prices possible, but the reduction of price dispersion is feasible as more stores list their prices and competition intensies within the aggregator.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDispersão de Preçospt_BR
dc.subjectE-commercept_BR
dc.subjectAgregadorespt_BR
dc.subjectComparadores de Preçopt_BR
dc.subjectConconrrênciapt_BR
dc.titleDispersão de preços e concorrência: evidências de um site comparador de preços na internet Fortaleza 2023.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA variabilidade nos preços é um fenômeno bem característico da Economia. Segundo Baye et al. (2004), muitas vezes, esta não só persiste no tempo como depende da estrutura de mercado. Por isso, o trabalho em questão pretende avaliar a hipótese de convergência de preços dentro de agregadores do E-commerce brasileiro entre os anos de 2021 e 2022. É analisado se o número de rmas listando um mesmo produto inuencia na dispersão de preços do bem. Utilizou-se, então, um modelo Pooled construido a partir de informações do comparador zoom.com para TVs e Notebooks do segmento de eletrodomésticos e eletrônicos, respectivamente. Também é agrupado a pesquisa, de forma exploratória, algumas respostas sobre o papel dos grandes marketplaces dentro deste agregador e como afetam na variabilidade de preços. Os resultados demonstram que não há argumentos sucientes que indiquem uma convergência de preços e muito menos possibilite a validade da Lei de Preços Únicos, mas a redução da dispersão dos preços é factível à medida que mais lojas listam seus preços e a conconrrência se intensica dentro do agregador.pt_BR
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