Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71920
Tipo: TCC
Título: Comportamento ambientalmente correto entre universitários: uma investigação na cidade de Fortaleza/CE
Autor(es): Araújo, Nicolas Renato Siqueira de
Orientador: Romero, Claudia Buhamra Abreu
Palavras-chave: Marketing ecológico;Desenvolvimento sustentável;Comportamento do consumidor
Data do documento: 2008
Citação: ARAÚJO, Nicolas Renato Siqueira de. Comportamento ambientalmente correto entre universitários: uma investigação na cidade de Fortaleza/CE. 2008. 74 f. Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.
Resumo: A relação entre o meio ambiente e as atividades econômicas assume uma importância fundamental no debate sobre o futuro do planeta, à medida que agravam-se os problemas ambientais atuais e deteriora-se a qualidade de vida das populações. O desenvolvimento sustentável surge como uma proposta viável, conciliando os objetivos de crescimento econômico.e preservação dos ecossistemas terrestres. O marketing ambiental surgiu para acompanhar este processo. A presente monografia teve como objetivo analisar o perfil dos estudantes do ensino superior da cidade de Fortaleza/ CE, sob a ótica do consumo ambientalmente correto e identificar os fatores (sócio-demográficos, atitudinais, comporta mentais e valores) que possam determinar esse comportamento. Para atender a esse objetivo, buscou-se, através da análise exploratória, organizar o referencial teórico inicialmente com o entendimento da atividade do marketing no contexto da sustentabilidade e da sua dimensão ambienta!. Na seqüência, esse referencial incorporou os aspectos teóricos que envolvem o comportamento do consumidor sob a ótica ambienta!. O modelo de pesquisa de campo foi de caráter descritivo, utilizando o método quantitativo por levantamento amostral, junto a 195 universitários, estudantes da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (UN IFOR). Os resultados gerados após o tratamento estatístico dos dados coletados indicam que os fatores analisados mostraram-se estatisticamente significantes em relação à análise do consumo ambientalmente correto. Esses resultados sugerem que os universitários não só possuem atitudes e valores ambientalmente corretos em relação ao meio ambiente, mas também estão adotando comportamentos condizentes a isso, sugerindo ao mercado (as empresas e os profissionais de marketing) um estudo maior desse segmento de consumidor e dos fatores de influência que afetam a compra ambiental mente correta.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71920
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_tcc_nrsaraújo.pdf42,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.