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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJunior, José Leite de Oliveira-
dc.contributor.authorSoares, Ana Márcia-
dc.date.accessioned2023-04-25T18:56:36Z-
dc.date.available2023-04-25T18:56:36Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSOARES, Ana Márcia. Atualizações semióticas em Luzia-Homem: um diálogo entre o romance e cordéis de Arievaldo Viana e Stélio Torquato Lima. Orientador: José Leite de Oliveira Junior. 2023. 140 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71883-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectLuzia-Homempt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.titleAtualizações semióticas em Luzia-Homem: um diálogo entre o romance e cordéis de Arievaldo Viana e Stélio Torquato Limapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho realiza um estudo comparativo semiótico entre o romance Luzia-Homem (OLÍMPIO, 2002) e duas adaptações em cordéis, de dois escritores cearenses, Arievado Viana (2010-b) e Stélio Torquato Lima (2020). Dentre as principais questões que suscitam o referido trabalho, detalhamos os processos de adaptação, pela perspectiva da semiótica discursiva, em que é considerado o recurso textual da elasticidade discursiva, além da análise relacionada aos elementos invariantes do plano do conteúdo, diante das variantes do plano de expressão, já que o romance é mais extenso e formal, no que compete ao registro linguístico, do que as versões produzidas nas convenções da dita poética popular. Para tanto, a investigação baseia-se na Semiótica fundada por Algirdas Julien Greimas e aplica suas categorias de análise, sobretudo, aquelas relacionadas ao percurso gerativo do sentido, ao conceito de elasticidade do discurso e aos aspectos principais da enunciação. Para essa análise semiótica, utilizaremos os conceitos de Greimas e Courtés (1979), Barros (2005) e Fiorin (1996; 2016; 2017). Para a compreensão acerca da presença, manutenção e importância dos mitos da inocência perseguida e da maldade castigada no romance Luzia-Homem e suas duas adaptações, utilizaremos o embasamento de Tavares Júnior (1980) e os recursos do percurso gerativo de sentido (PGS), em uma alusão às etapas de manipulação, competência, performance e sanção, junto aos postulados da sequência mitológica. A análise comprova que, mesmo em versões mais condensadas, o plano de conteúdo mantém-se com propriedade por meio de inúmeros recursos semióticos, fato esse que comprova a manutenção do enredo original. A pesquisa trata de identificar variados exemplos das isotopias que reiteram os principais aspectos que caracterizam o romance de partida nas versões em cordel.pt_BR
dc.description.abstract-esEl presente trabajo realiza un estudio comparativo semiótico entre la novela Luzia-Homem (OLÍMPIO, 2002) y dos adaptaciones en literatura de cordel, escrita por dos escritores cearenses, Arievado Viana (2010-b) y Stélio Torquato Lima (2020). Dentre las principales cuestiones que despiertan el interés en el presente trabajo, se destacan las relacionadas al proceso de adaptación, por la perspectiva de la semiótica discursiva, en que se considera la existencia del recurso semiótico en la elasticidad discursiva, además del análisis relacionado a los elementos invariantes del plan de contenido frente a las variantes del plan de la expresión, pues el género romance es más extenso y formal, en lo que se refiere a la manifestación linguística, de las versiones producidas en las convenciones de la poética popular. Por lo tanto, el análisis está basado por medio de la Semiótica, de Algirdas Julien Greimas, que hace la aplicación de las categorias del análisis, principalmente aquellas que se relacionan al camino gerativo del sentido y que se justifican por el concepto de la elasticidad del discurso y los aspectos principales de la enunciación. Para el análisis semiótico, utilizaremos los conceptos de Greimas e Courtés (1979), Barros (2005) y Fiorin (1996; 2016; 2017). Para la comprensión acerca de la presencia, manutención e importancia de los mitos de la inocencia perseguida y del demonio castigado en la novela Luzia-Homem y sus dos adaptaciones, usaremos las consideraciones de Tavares Júnior (1980) y los recursos de la ruta gerativa del sentido (PGS), en una referencia a los estagios de manipulación, competencia, actuación y sanción, agregados a los postulados de la secuencia mitológica. El análisis comprueba que mismo en las versiones reducidas, el plan de contenido se mantiene con gran intensidad por medio de variados recursos semióticos, lo que mantiene la primera historia. La encuesta también identifica variados ejemplos de las isotopías, que reiteran los principales aspectos que caracterizan la novela de partida en las versiones en cordel.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

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