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Tipo: TCC
Título: Análise dos impactos ambientais do sistema de transporte de passageiros sobre trilhos de Fortaleza-CE
Autor(es): Lima, João Felipe Medeiros
Orientador: Nunes, Ana Bárbara de Araújo
Palavras-chave: Avaliação de impactos ambientais;METROFOR;Matriz de impactos;Check-list
Data do documento: 2022
Citação: LIMA, João Felipe Medeiros. Análise dos impactos ambientais do sistema de transporte de passageiros sobre trilhos de Fortaleza-CE. 2022. 61 f. Monografia (Graduação em Engenharia Ambiental)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: O transporte de passageiros é importante por ser uma função essencial do exercício de cidadania e da qualidade de vida das pessoas, quando estudam-se os impactos ambientais causados por um sistema de transportes, analisa-se todo o impacto causado na área direta e indireta com o qual se relaciona, sendo o impacto ambiental definido pela Resolução CONAMA n.º 001/86, como: qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas. O sistema de transporte de passageiros sobre trilhos de Fortaleza atualmente é administrado pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (METROFOR) que liga 03 linhas em operação: Linha Sul (Metrô), Linha Oeste (VLT) e Linha Nordeste (VLT), totalizando 44 estações em pleno funcionamento. Esse trabalho tem como objetivo avaliar os impactos ambientais das duas principais linhas que compõem o sistema de transporte de passageiros sobre trilhos de Fortaleza, além da elaboração de uma matriz ex-post com novos impactos encontrados para a fase de operação do empreendimento e verificar a efetividade da Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) nos estudos ambientais levantados. Na Linha Sul, o levantamento dos impactos ambientais com base no material original, a sua operação apresentou 27 impactos, sendo 26 positivos e 01 negativos, durante a fase de operação do empreendimento. Em contrapartida, a elaboração de uma matriz ex-post, aumentou o número de positivos para 29 e de negativos para 06, totalizando 34 impactos ambientais. Com base na Linha Nordeste, esta apresentou no seu material original na fase de operação 29 impactos, sendo 23 positivos e 06 negativos e após a elaboração de uma matriz ex-post, aumentou o número de positivos para 27 e de negativos para 08, totalizando 35 impactos ambientais.
Abstract: Passenger transport is important because it is an essential function of exercising citizenship and people's quality of life, when studying the environmental impacts caused by a transport system, analyzing all the impact caused in the direct and indirect area with which is related, being the environmental impact defined by CONAMA Resolution n.º 001/86, as: any alteration of the physical, chemical and biological properties of the environment caused by any form of matter or energy resulting from human activities. The rail passenger transport system in Fortaleza is currently managed by Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (METROFOR) which connects 03 lines in operation: South Line (Metrô), West Line (VLT) and Northeast Line (VLT), totaling 44 stations. in full operation. This work aims to evaluate the environmental impacts of the two main lines that make up the rail passenger transport system in Fortaleza, in addition to the elaboration of an ex-post matrix with new impacts found for the operation phase of the enterprise and to verify the effectiveness of Environmental Impact Assessment (AIA) in the surveyed environmental studies. On the South Line, the survey of environmental impacts based on the original material, its operation showed 27 impacts, 26 positive and 01 negative, during the operation phase of the project. On the other hand, the elaboration of an ex-post matrix increased the number of positives to 29 and negatives to 06, totaling 34 environmental impacts. Based on the Northeast Line, this presented in its original material in the operation phase 29 impacts, 23 positive and 06 negative and after the elaboration of an ex-post matrix, the number of positives increased to 27 and of negatives to 08, totaling 35 environmental impacts.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71863
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