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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71848
Tipo: | TCC |
Título: | Neutralidade carbono: um estudo de caso em uma empresa de médio porte no nordeste brasileiro |
Autor(es): | Batista, Camila Castelo Branco Fernandes |
Orientador: | Aquino, Marisete Dantas de |
Palavras-chave: | Mudanças climáticas;Neutralidade carbono;GHG Protocol;Créditos de carbono |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | BATISTA, Camila Castelo Branco Fernandes. Neutralidade carbono: um estudo de caso em uma empresa de médio porte no nordeste brasileiro. 2022. 60 f. Monografia (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | Um dos maiores desafios do século XXI é a luta contra as mudanças climáticas, causadas pela exploração dos combustíveis fósseis pelas atividades humanas, intensificando processos físico-químicos como o efeito estufa, que põe em risco o sistema terrestre como conhecido. A partir dessa problemática, órgãos internacionais têm criado esforços e instrumentos que permitam aos Estados estratégias para combatê-la na fonte, ou seja, reduzindo suas emissões de Gases de Efeito Estufa, sendo um deles a neutralização das emissões. Entretanto, para que os países consigam atingir sua meta de emissões, faz-se necessária a participação do setor produtivo, privado e público, bem como diretrizes regulamentares e metodológicas, elaboradas pelo Estado, que apresente os benefícios e a importância da redução de GEE em sua cadeia produtiva. Dessa forma, este trabalho busca, primeiramente, fazer um levantamento de todos os instrumentos legais e metodológicos que possam orientar os setores de atividade a reduzirem suas emissões. Também é feito o levantamento das emissões de uma empresa de médio porte do setor de manufatura, utilizando a metodologia mais conhecida e estabelecida atualmente, chamada GHG Protocol. Como resultado, foi constatado que a principal fonte de emissões foi de Escopo 3 devido ao transporte do produto final por navios porta-contêineres, responsável por 99% do total de emissões, mas cuja mitigação não pode ser feita pela empresa por se tratar de uma emissão indireta. O restante 1% está dividido em 71% proveniente das emissões da caldeira e veículos, devido ao uso de combustíveis como o diesel e a lenha e 29% do uso de energia elétrica requerido pelo maquinário para as outras etapas de manufatura. Finalmente, as estratégias de neutralização propostas para as emissões diretas foram a mudança na fonte de consumo energético, a utilização de briquetes e a compra de créditos de carbono. |
Abstract: | One of the greatest challenges in the 21st century is the fight against climate change, caused by exploitation of fossil fuels by the human activities, intensifying physicalchemical processes such as the greenhouse effect, which endangers the terrestrial system as we know it. From this issue, international organizations have gathered efforts and instruments that allow the countries to develop strategies to combat it in the source, that being, reducing their emissions of Greenhouse gases, one of them being the neutralization of theses emissions. However, for these countries to achieve their emissions targets, it is necessary the participation of the productive sector, private and public, as well as regulatory and methodological guidelines, elaborated by each country, that present the benefits and the importance of GHG reduction in its production chain. That way, this article seeks, in a first moment, to survey all the legal and methodological instruments that can guide the sectors of activity to reduce their emissions. A survey of emissions from a medium-sized company in the manufacturing sector is also carried out, using the most well-known and currently established methodology, called the GHG Protocol. As a result, it was found that the main source of emissions was Scope 3’s due to the transport of the final product by container ships, responsible for 99% of total emissions, but whose mitigation cannot be carried out by the company since it is an indirect emission. The remaining 1% is divided into 71% from boiler and vehicle emissions, due to the use of fuels such as diesel and wood, and 29% from the use of electrical energy required by machinery for the other stages of manufacturing. Finally, the neutralization strategies proposed for direct emissions were the change in the source of energy consumption, the use of briquettes and the purchase of carbon credits. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71848 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA AMBIENTAL - Monografias |
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