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Tipo: TCC
Título: Análise da evasão acadêmica do curso de odontologia de uma instituição de ensino superior pública
Autor(es): Dantas, Tales Freitas
Orientador: Mota, Mário Rogério Lima
Palavras-chave: Evasão Escolar;Odontologia;Inquéritos e Questionários
Data do documento: 2023
Citação: DANTAS, Tales Freitas. Análise da evasão acadêmica do curso de odontologia de uma instituição de ensino superior pública. 2023. 40 f. Monografia (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71773. Acesso em: 20 abr. 2023.
Resumo: A evasão acadêmica no ensino superior é um fenômeno multifatorial, apresentando consequências econômicas, sociais e profissionais, tanto para os alunos quanto para as instituições. Na graduação de Odontologia, os aspectos que podem levar ao abando do curso são amplos, tais como a insatisfações com a grade curricular, horas excessivas de atividades, custos com materiais e a busca por outras opções de cursos, ademais, as intenções de abandono são observadas, mais frequentemente, entre os alunos recém-ingressos. Assim, o presente estudo objetiva avaliar as variáveis relacionadas com o índice de evasão dos acadêmicos do primeiro e do segundo semestre do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Dessa forma, foram aplicados questionários entre os acadêmicos recém-ingressos, dos períodos letivos de 2018.1, 2018.2 e 2019.1, no qual foram avaliadas a relação de variáveis sociodemográficas com o grau de satisfação e a possibilidade de desistência do curso. Com isso, os dados coletados foram tabulados e analisados estatisticamente, utilizando o software SPSS 20.0, a partir dos testes Exato de Fisher e Qui-Quadrado de Pearson (p ≤ 0,05), com as varáveis significativas submetidas a um modelo de regressão multinomial. Dessa forma, os questionários foram respondidos por 74 graduandos, sendo 47 alunos do 1° semestre e 27 alunos do 2° semestre, constatando-se que os estudantes mais insatisfeitos com o curso estavam na faixa etária de 15 a 20 anos, tinham renda familiar de até 2 salários-mínimos e ainda não haviam tido contato com atividades clínicas. Já entre os acadêmicos que não expressaram intenção de permanecer no curso, foi significativo o fato de não possuírem a Odontologia como primeira opção de curso, além de estarem aguardando resultados de outros vestibulares e, em sua maioria, composta por graduandos do primeiro semestre. Sendo assim, é notável que a melhor compreensão sobre as variáveis relacionadas com a evasão acadêmica é uma ferramenta essencial para a redução dos índices de abandono do curso, possibilitando a elaboração de ações pontais que possam melhor integrar os alunos recém-ingressos ao ambiente acadêmico.
Abstract: Academic evasion in higher education is a multifactorial phenomenon, with economic, social and professional consequences for both students and institutions. In undergraduate Dentistry, the aspects that can lead to dropping out of the course are broad, such as dissatisfaction with the curriculum, excessive hours of activities, material costs and the search for other course options, thus, evasion intentions are observed, mainly, among the students of the first and second semester. The present study aims to evaluate the variables related to the dropout rate of newly enrolled students in the Dentistry course at the Federal University of Ceará (UFC). Questionnaires were applied to newly enrolled academics, in the periods of 2018.1, 2018.2 and 2019.1, evaluating sociodemographic variables, which were associated with the degree of satisfaction and possibility of dropping out of the course. Thus, the collected data were tabulated and statistically analyzed, using the SPSS 20.0 software, based on Fisher's Exact and Pearson's Chi-Square tests (p ≤ 0.05), with the significant variables submitted to a multinomial regression model. Thus, the questionnaires were answered by 74 undergraduates, 47 students from the 1st semester and 27 students from the 2nd semester, and it was found that the most dissatisfied students with the course were in the 15 to 20 age group, had a family income of up to 2 minimum wages and had not yet contact with clinical activities. Among the academics who did not express their intention to remain in the course, it was significant that they did not have Dentistry as their first-course option, were awaiting results from other entrance exams and, for the most part, were composed of first-semester undergraduates. Notably, a better understanding of the variables related evasion is an essential tool for reducing the dropout rates from the course, enabling the elaboration of specific actions that can better integrate new students into the academic environment.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71773
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