Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71770
Tipo: TCC
Título: Os efeitos do programa de exercícios físicos do Projeto Mulheres e Novelos na percepção de qualidade de vida de estudantes que sofrem cólicas menstruais e/ou endometriose
Autor(es): Horta, Alexandra Lima Sampaio
Soeiro, Ivna Gabriela Bernardino
Orientador: Zylberberg, Tatiana Passos
Palavras-chave: Exercícios físicos;Endometriose;Dismenorreia;Qualidade de Vida
Data do documento: 2022
Citação: HORTA, Alexandra Lima Sampaio; SOEIRO, Ivna Gabriela Bernardino. Os efeitos do programa de exercícios físicos do Projeto Mulheres e Novelos na percepção de qualidade de vida de estudantes que sofrem cólicas menstruais e/ou endometriose. 2022. 94 f. Monografia (Bacharelado em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esportes, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: A menstruação é a descamação do endométrio das paredes internas do útero. Esse é um processo de mudança no corpo da mulher, que apresenta de forma singular os seus sintomas e suas possíveis consequências. Existem diversas intercorrências que podem interferir na qualidade de vida de uma mulher, podendo diminuir totalmente o desempenho nas tarefas diárias. Alguns casos podem estar associados à dismenorreia, resultando na dor pélvica crônica e/ou na endometriose e adenomiose. A lentidão do diagnóstico é um dos motivos do agravamento porque ainda gera um atraso em acolher as mulheres em tratamentos multiprofissionais adequados. A prática regular de exercícios físicos é uma das opções não invasivas e eficazes no tratamento. A abordagem multidisciplinar favorece a qualidade de vida porque gera o aumento da liberação de neurotransmissores (endorfinas naturais - os analgésicos naturais, dopamina e péptidos opiáceos endógenos). Este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos do exercício físico em relação à percepção de qualidade de vida de estudantes de graduação de universidades de Fortaleza-CE, que sofrem de cólica menstrual e/ou tenham endometriose. Dez mulheres assinaram o Termo de Compromisso e Livre Esclarecido (TCLE), mas apenas duas mulheres estiveram presentes em todo o percurso da pesquisa. A intervenção ocorreu de forma online, via Google Meet, três vezes na semana (segunda, quarta e sexta-feira), de 27 setembro a 03 de dezembro de 2021. Antes e ao final dos 30 encontros foram aplicados dois instrumentos: Formulários de pré e pós-intervenção sobre a percepção individual e o Questionário de Qualidade de Vida (SF-36). Durante a intervenção nós aplicamos mais duas ferramentas: a Escala de Percepção Subjetiva de Esforço (PSE) e o Diário de Treino. Com o pareamento de todas as informações de antes, durante e após a intervenção conseguimos chegar aos nossos resultados. Ao final do estudo, as participantes relataram melhoria na qualidade de vida, reconhecendo a importância da prática dos exercícios físicos para a diminuição de seus sintomas de dor no período menstrual,para a qualidade do sono, e até para o estado de humor.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71770
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_alshorta.pdf3,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.