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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVenâncio, Luciana-
dc.contributor.authorCordeiro, Lucas Luan de Brito-
dc.date.accessioned2023-04-20T16:38:47Z-
dc.date.available2023-04-20T16:38:47Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCORDEIRO, Lucas Luan de Brito. A produção discursiva sobre a educação militarizada e os possíveis desdobramentos na Educação Física escolar no Ceará. 2022. 97 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esportes, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71769-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectColégios Militares e Militarizadospt_BR
dc.titleA produção discursiva sobre a educação militarizada e os possíveis desdobramentos na Educação Física escolar no Cearápt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Educação Física Escolar (EFE) Brasileira sofre uma série de mudanças de acordo com o período histórico em que está inserida e dentre as principais concepções que influenciaram e influenciam a EFE brasileira, a maioria estão à serviço da classe dominante, porém há concepções populares que concentram discussões baseadas na Justiça Social. Contudo, a literatura aponta uma resistência às mudanças dos paradigmas influenciados pelo militarismo na disciplina, mesmo com a necessidade de superação apontada pela literatura. Além disso, no contexto atual, a educação pública é influenciada de forma geral pelo discurso pró militarização das escolas por parte da grande mídia, onde é prometido que os Colégios Militares e Militarizados (CMM) resolverão a violência escolar, casos de tráfico de drogas dentro das escolas públicas brasileiras, evasão, repetência, indisciplina e baixo índice em exames nacionais. No Estado cearense a militarização também é crescente, havendo necessidade de investigar quais discursos tornam-se presentes sobre estes e suas influências. Destarte, a hipótese levantada neste trabalho é que os discursos difundidos midiaticamente são a favor de uma educação militarizada e estão relacionados com formas de sujeição e controle da população por consenso criado por saberes influenciados por discursos sobre um ‘’fracasso escolar’’ e que as possíveis implicações disso vão trazer à tona novamente as abordagens tradicionais, causando implicações na possibilidade de uma EFE crítica ou pós-crítica e dialógica. Ademais, o objetivo geral é apontar reflexões sobre as condições e possibilidade de uma EFE influenciadas por discursos pró-colégios militarizados no estado do Ceará. Essa é uma pesquisa de caráter qualitativo, por meio de análise de discurso midiático, crítico e revisão de literatura sobre os CMM e ESP tendo como referências as contribuições de Foucault (1996, 2014, 2021) e Charlot (2000). Dentro dos 40 artigos encontrados, após revisão de resumo e título, sobraram 17. Enquanto as notícias, foram encontradas inicialmente 91, que após filtragem foram escolhidas 49. Após a leitura dos achados, supõe-se que em CMM a EFE seguirá o caminho de abordagens tradicionais voltadas para e seus valores consequentes. Ademais, há necessidade de questionar projetos que buscam resolver grandes problemas com soluções vagas e indo em contraposição a ciência.pt_BR
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

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