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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPaiva, Antonio Cristian Saraiva-
dc.contributor.authorPinheiro, Carlos Henrique Lopes-
dc.date.accessioned2014-01-22T13:35:19Z-
dc.date.available2014-01-22T13:35:19Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationPinheiro, C. H. L.; Paiva; A. C. S. (2013)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7174-
dc.descriptionPINHEIRO, Carlos Henrique Lopes. Percepções e trajetórias docentes: mobilidade no contexto da interiorização e expansão do ensino superior público no Estado do Ceará. 2013. 252f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades públicas - Aspectos sociais - Cearápt_BR
dc.subjectProfessores universitários - Ceará - Atitudespt_BR
dc.subjectEnsino superior - Aspectos sociais - Cearápt_BR
dc.subjectDemocratização da educação - Cearápt_BR
dc.subjectExpansão do ensino superior - Cearápt_BR
dc.titlePercepções e trajetórias docentes: mobilidade no contexto da interiorização e expansão do ensino superior público no Estado do Cearápt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrA expansão e interiorização do ensino superior, no contexto brasileiro contemporâneo, possibilitaram a inserção de novos questionamentos acerca da política educacional, estrutura e funcionamento, inclusão e profissionalização, dentre tantos outros temas passíveis da investigação sociológica. Tomando-os como pano de fundo, entendemos que a expansão pública e espacializada desse nível de ensino para cidades distantes dos grandes centros urbanos, deve ser pautada também pela investigação e compreensão dos docentes inseridos nesse contexto. Assim, com o intuito de dar continuidade às pesquisas que buscam compreender a dinâmica do ensino superior brasileiro pelo viés da interiorização, esta pesquisa analisa o trabalho docente a partir das trajetórias narradas pelos próprios professores universitários que vivenciam suas práticas acadêmicas cotidianas e mantêm vínculos institucionais nas universidades públicas do interior do Ceará. Estabelecemos, deste modo, um debate acerca das representações identitárias que circundam a noção do trabalho docente e envolvem um conjunto de variáveis que se relacionam ao conceito de identidade, tais como “reconhecimento social”, “resistência”, “alteridade”, “campo simbólico”, “jogo de interesses”, “pertencimento” e “ação social”, expressos tanto conceitualmente quanto nos relatos dos professores investigados. Partimos da premissa que, ao pensarmos sobre a natureza do trabalho docente, não podemos incorrer no erro de generalizar esta atividade desconsiderando o nível de ensino, a natureza da instituição educacional, os vínculos empregatícios e as condições de trabalho nem, tão pouco, poderemos desprezar o aspecto territorial, ou seja, o lugar onde o(a) professor(a) realiza suas atividades, os vínculos que mantém com estes espaços, suas estratégias de sociabilidade, reconhecimento e pertencimento ou não nestas cidades. Ao estudar a interiorização do ensino superior a partir dos professores efetivos que trabalham nessas instituições, podemos verificar além dos problemas e percalços deste processo que, para os docentes, o lugar importa, que a mobilidade entre territórios produz impactos variados, que é importante compreender a relação cidade/universidade e que a partir de uma leitura territorial é possível compreender o fenômeno da expansão e interiorização do ensino superior no Brasil e no Ceará.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGS - Teses defendidas na UFC

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