Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7170
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarreira, César-
dc.contributor.authorGomes, Lenildo Monteiro-
dc.date.accessioned2014-01-21T16:19:44Z-
dc.date.available2014-01-21T16:19:44Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationGOMES, Lenildo Monteiro. Um prato que se come frio: a dimensão da violência nos filmes de Quentin Tarantino. 2006. 204f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7170-
dc.description.abstractSome aspects of contemporary society can be analyzed from the particular reading scaled in the process of artistic production . Thus the art arises in this historical context influenced by consumerism by society communication and the media , being related to aestheticism and spectacle , especially in reconfiguring the production for television and film . Art is expression of life and the object of analysis of social relations and their assumptions , refer the issue of aesthetics. In this sense the image is an expression to understand the phenomena , notably with regard to the film and its development throughout history , its language , technical and narrative structure . The films of Quentin Tarantino resize aesthetically problematic of violence. As industrial art , reference twentieth century who spread lifestyle and behavior , cinema developed its own language and structure , and the technical and aesthetic treatment a form of composition of his narrative . movies analyzed common feature sublimation ornament and allegory by explicit violence existing in some dramatic situations .pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectSociology of Artpt_BR
dc.subjectSociology of Communicationpt_BR
dc.subjectCinema - Aspectos sociais - Séc.XXpt_BR
dc.subjectCinema - Estética - Séc.XXpt_BR
dc.subjectRoteiros cinematográficos - História e crítica - Séc.XXpt_BR
dc.subjectArte e cinema - Séc.XXpt_BR
dc.titleUm prato que se come frio: a dimensão da violência nos filmes de Quentin Tarantinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAlguns aspectos da sociedade contemporânea podem ser analisados a partir da leitura peculiar dimensionada no processo de produção artística. Dessa forma a arte surge nesse contexto histórico influenciada pelo consumismo pela sociedade da comunicação e pelos mass media, sendo relacionada ao esteticismo e à espetacularização, reconfigurando-a notadamente na produção voltada para a televisão e para o cinema. A arte é expressão da vida e objeto de análise das relações sociais e, seus pressupostos, remetem a problemática da estética. Nesse sentido a imagem é expressão para a compreensão dos fenômenos, notadamente no que diz respeito ao cinema e seu desenvolvimento ao longo da história, sua linguagem, técnica e estrutura narrativa. Os filmes de Quentin Tarantino redimensionam esteticamente a problemática da violência. Como arte industrial, referência do século XX que difundiu estilo de vida e comportamento, o cinema desenvolveu linguagem e estrutura próprias, tendo no tratamento estético e técnico uma forma de composição de sua narrativa. Os filmes analisados têm como característica comum a sublimação do ornamento e da alegoria mediante a explicitação da violência existente em algumas situações dramáticas.pt_BR
dc.title.enA dish best served cold: the dimension of violence in films by Quentin Tarantinopt_BR
Aparece nas coleções:PPGS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006-DIS-LMGOMES.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.