Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7170
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Barreira, César | - |
dc.contributor.author | Gomes, Lenildo Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2014-01-21T16:19:44Z | - |
dc.date.available | 2014-01-21T16:19:44Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Lenildo Monteiro. Um prato que se come frio: a dimensão da violência nos filmes de Quentin Tarantino. 2006. 204f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7170 | - |
dc.description.abstract | Some aspects of contemporary society can be analyzed from the particular reading scaled in the process of artistic production . Thus the art arises in this historical context influenced by consumerism by society communication and the media , being related to aestheticism and spectacle , especially in reconfiguring the production for television and film . Art is expression of life and the object of analysis of social relations and their assumptions , refer the issue of aesthetics. In this sense the image is an expression to understand the phenomena , notably with regard to the film and its development throughout history , its language , technical and narrative structure . The films of Quentin Tarantino resize aesthetically problematic of violence. As industrial art , reference twentieth century who spread lifestyle and behavior , cinema developed its own language and structure , and the technical and aesthetic treatment a form of composition of his narrative . movies analyzed common feature sublimation ornament and allegory by explicit violence existing in some dramatic situations . | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Sociology of Art | pt_BR |
dc.subject | Sociology of Communication | pt_BR |
dc.subject | Cinema - Aspectos sociais - Séc.XX | pt_BR |
dc.subject | Cinema - Estética - Séc.XX | pt_BR |
dc.subject | Roteiros cinematográficos - História e crítica - Séc.XX | pt_BR |
dc.subject | Arte e cinema - Séc.XX | pt_BR |
dc.title | Um prato que se come frio: a dimensão da violência nos filmes de Quentin Tarantino | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Alguns aspectos da sociedade contemporânea podem ser analisados a partir da leitura peculiar dimensionada no processo de produção artística. Dessa forma a arte surge nesse contexto histórico influenciada pelo consumismo pela sociedade da comunicação e pelos mass media, sendo relacionada ao esteticismo e à espetacularização, reconfigurando-a notadamente na produção voltada para a televisão e para o cinema. A arte é expressão da vida e objeto de análise das relações sociais e, seus pressupostos, remetem a problemática da estética. Nesse sentido a imagem é expressão para a compreensão dos fenômenos, notadamente no que diz respeito ao cinema e seu desenvolvimento ao longo da história, sua linguagem, técnica e estrutura narrativa. Os filmes de Quentin Tarantino redimensionam esteticamente a problemática da violência. Como arte industrial, referência do século XX que difundiu estilo de vida e comportamento, o cinema desenvolveu linguagem e estrutura próprias, tendo no tratamento estético e técnico uma forma de composição de sua narrativa. Os filmes analisados têm como característica comum a sublimação do ornamento e da alegoria mediante a explicitação da violência existente em algumas situações dramáticas. | pt_BR |
dc.title.en | A dish best served cold: the dimension of violence in films by Quentin Tarantino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGS - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006-DIS-LMGOMES.pdf | 1,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.