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Tipo: TCC
Título: As estátuas gregas e a influência sobre o vestido branco neoclássico nas obras de François Gérard
Autor(es): Carvalho, Maria Vitoria Coelho de
Orientador: Mendes, Francisca Raimunda Nogueira
Palavras-chave: Estátuas gregas;Indumentária;Neoclassicismo;Branco
Data do documento: 2022
Citação: CARVALHO, Maria Vitoria Coelho de. As estátuas gregas e a influência sobre o vestido branco neoclássico nas obras de François Gérard. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Moda) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022
Resumo: Este trabalho objetiva analisar a influência das estátuas gregas sobre o vestido neoclássico a partir das obras do pintor italiano François Gérard, um dos estudantes do pintor neoclássico Jacques Louis David, que assim como o mestre possuía diversas pinturas onde retratava mulheres influentes da sociedade francesa nos anos iniciais do século XIX. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca da indumentária feminina no período do final do século XVIII ao começo do século XIX, da cor branca, o papel das estátuas greco-romanas sobre o vestido neoclássico, das mudanças trazidas pela Revolução Francesa, vida e obras de François Gérard. Além da pesquisa bibliográfica, foi realizada uma pesquisa documental, analisando três quadros de François Gérard: O retrato de Juliette Récamier (1802-05), Madame Charles Maurice Talleyrand Périgord (cerca de 1804) e Retrato da Imperatriz Josefina (1801). As pinturas selecionadas foram analisadas tendo em vista o período em que foram pintadas, a presença do vestido branco neoclássico, as cores, o ambiente, as poses e a influência e status que as mulheres representada possuíam. Ao finalizar-se a pesquisa conclui-se que as estátuas gregas e sua falta de cor foram influências para o vestido chemise neoclássico e que isso pode ser observado nas obras de François Gérard, onde mulheres ricas e belas são representadas usando vestidos de branco puro e que tanto a paleta de cores quanto o efeito causado pelo vestido reforçam os ideais neoclássicos sobre a imagem da mulher francesa no início do século XIX.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71607
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