Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71545
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLoureiro, Robson Carlos-
dc.contributor.authorSousa, Karla Rayanne Paiva de-
dc.date.accessioned2023-04-03T16:32:45Z-
dc.date.available2023-04-03T16:32:45Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSOUSA, Karla Rayanne Paiva de. Didáticas e metodologias do ensino de dança tradicional brasileira do grupo Oré Anacã integradas ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação da docência remota. 2022. 44 f. TCC (Graduação em Dança - Licenciatura) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71545-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDanças tradicionais brasileiraspt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTecnologias digitais da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEADpt_BR
dc.titleDidáticas e metodologias do ensino de dança tradicional brasileira do grupo Oré Anacã integradas ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação da docência remotapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho pretende analisar as questões que pairam sobre o processo de ensino e desenvolvimento de metodologias didáticas integradas ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) que fundamentam a formação das professoras e dos professores de dança em instituição pública do ensino superior do estado do Ceará. O locus deste trabalho foi escolhido a partir da atuação em Bolsa do Programa de Promoção da Cultura Artística da Secult Arte, realizado no ano de 2021, em que foram utilizadas as TDICs como ferramentas tecnológicas para um melhor estruturamento das vídeo aulas teórico-práticas de danças tradicionais brasileiras. Salienta-se que estas ferramentas ficaram ainda mais em evidência em razão da pandemia de COVID 19 na contemporaneidade. A metodologia se estruturou em uma organização de argumentos a partir de um corpus teórico definido a priori fundamentado na compreensão e produção sobre os discursos, conversas e entrevistas com abordagem qualitativa; foram realizadas entrevistas com o objetivo de explicitar o quanto a insegurança dos professores graduandos é causada por uma carência de formação docente específica para atuar com dança no trabalho remoto. Os instrumentos de pesquisa foram a observação participante, análise das entrevistas realizadas com outros participantes, análise de videoaulas e de técnicas de docência para ensino remoto ou EaD. A partir dos resultados é visto o quão importante é a formação ativa de docentes para uso das TDICs na integração e desenvolvimento de saberes no ensino remoto ou EAD, ressaltando-se que é primordial as trocas de conhecimentos entre docentes e discentes em todos os processos didáticos-metodológicos no ensino da dança.pt_BR
Aparece nas coleções:DANÇA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_ tcc_krpsousa.pdf301,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.