Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71540
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorParra, Denise Vendrami-
dc.contributor.authorPinto, Renata Roth-
dc.date.accessioned2023-04-03T14:45:38Z-
dc.date.available2023-04-03T14:45:38Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationPINTO, Renata Roth. Panorama do ensino das danças urbanas em Fortaleza/CE: Uma busca por propostas que contemplem o lúdico, o histórico e o social. 2023. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança - Licenciatura) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71540-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDanças urbanaspt_BR
dc.subjectHip hop dancept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectHistória da dançapt_BR
dc.titlePanorama do ensino das danças urbanas em Fortaleza/CE: uma busca por propostas que contemplem o lúdico, o histórico e o socialpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEssa pesquisa visa a reflexão acerca das atividades lúdicas e educativas no ensino de Danças Urbanas, a partir de relatos, metodologias e questões apresentadas por professores de Danças Urbanas, bem como no desejo de aprofundar o conteúdo com os estudantes, já que a aprendizagem de dança em algumas instituições particulares de ensino em dança de Fortaleza não oferecem atenção suficiente para a formalização de currículos de ensino que sensibilizam o estudante ao estudo da história e vocabulário das danças, particularmente no que diz respeito às Danças Afro-Diaspóricas, como a dança Hip Hop, o que é uma problemática bastante apontada por praticantes dessas culturas. A partir dos relatos e reflexões sobre minhas vivências pessoais em relação aos meus percursos formativos e experiências profissionais, e os relatos dos outros professores entrevistados, presentes neste trabalho, podemos obter um breve panorama do ensino das Danças Urbanas em Fortaleza/CE e obter direcionamento e inspiração para que haja o fomento de novas pesquisas e metodologias na área. É possível notar que os professores entrevistados defendem a importância de trazer para os estudantes a real informação sobre essas danças, mas de modo que a vivência e protagonismo da criança seja trabalhada, já que dançar Danças Urbanas é muito mais sobre identidade, socialização e entender as nossas diferenças do que obter bailarinos “robotizados”.pt_BR
Aparece nas coleções:DANÇA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_rrpinto.pdf721,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.