Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71540
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Parra, Denise Vendrami | - |
dc.contributor.author | Pinto, Renata Roth | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-03T14:45:38Z | - |
dc.date.available | 2023-04-03T14:45:38Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | PINTO, Renata Roth. Panorama do ensino das danças urbanas em Fortaleza/CE: Uma busca por propostas que contemplem o lúdico, o histórico e o social. 2023. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança - Licenciatura) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71540 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Danças urbanas | pt_BR |
dc.subject | Hip hop dance | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | História da dança | pt_BR |
dc.title | Panorama do ensino das danças urbanas em Fortaleza/CE: uma busca por propostas que contemplem o lúdico, o histórico e o social | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Essa pesquisa visa a reflexão acerca das atividades lúdicas e educativas no ensino de Danças Urbanas, a partir de relatos, metodologias e questões apresentadas por professores de Danças Urbanas, bem como no desejo de aprofundar o conteúdo com os estudantes, já que a aprendizagem de dança em algumas instituições particulares de ensino em dança de Fortaleza não oferecem atenção suficiente para a formalização de currículos de ensino que sensibilizam o estudante ao estudo da história e vocabulário das danças, particularmente no que diz respeito às Danças Afro-Diaspóricas, como a dança Hip Hop, o que é uma problemática bastante apontada por praticantes dessas culturas. A partir dos relatos e reflexões sobre minhas vivências pessoais em relação aos meus percursos formativos e experiências profissionais, e os relatos dos outros professores entrevistados, presentes neste trabalho, podemos obter um breve panorama do ensino das Danças Urbanas em Fortaleza/CE e obter direcionamento e inspiração para que haja o fomento de novas pesquisas e metodologias na área. É possível notar que os professores entrevistados defendem a importância de trazer para os estudantes a real informação sobre essas danças, mas de modo que a vivência e protagonismo da criança seja trabalhada, já que dançar Danças Urbanas é muito mais sobre identidade, socialização e entender as nossas diferenças do que obter bailarinos “robotizados”. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DANÇA-LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_rrpinto.pdf | 721,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.