Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71457
Tipo: | TCC |
Título: | Escola Família Agrícola: um campo possível para o professor de biologia? |
Título(s) alternativo(s): | Ecole Familiale Agricole : un domaine possible pour le professeur de biologie ? |
Título em inglês: | Agricultural Family School: a possible field for the biology teacher? |
Autor(es): | Tchalikian, Renan Benevides |
Orientador: | Silva, José Roberto Feitosa |
Palavras-chave: | Pedagogia da alternância;Educação básica do campo;EFA Jaguaribana |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | TCHALIKIAN, Renan Benevides. Escola Família Agrícola: um campo possível para o professor de biologia? 2022. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará , Fortaleza, 2022. |
Resumo: | Este trabalho busca sugerir caminhos possíveis de aproximação da educação do campo com a universidade, através de estudos referentes à pedagogia da alternância e à Escola Família Agrícola Jaguaribana Zé Maria do Tomé, localizada no município de Tabuleiro do Norte, no Ceará. A problemática da pesquisa consiste em buscar as potencialidades do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará a fim de dialogar com o ensino aplicado no campo. A metodologia utilizada foi pesquisa empírica, documental e exploratória. A partir da coleta de dados, cruzando com a análise documental, buscou-se explorar prováveis adaptações da matriz curricular e o desenvolvimento de atividades extracurriculares que permitissem maior visibilidade e experiências de ensino junto ao povo camponês. Ciente do contexto político e social presente nas comunidades rurais, a atividade do aluno de licenciatura em Ciências Biológicas deve levar em consideração as particularidades e complexidades do campo, ampliando sua formação enquanto professor e cidadão. |
Résumé: | Cette étude cherche à suggérer des façons possibles d'aborder l'éducation rurale avec l'université, à travers des études liées à la pédagogie de l'alternance et l'Escola Família Agrícola Jaguaribana Zé Maria do Tomé, située dans la ville de Tabuleiro do Norte, Ceará. La problématique de l'étude est de rechercher le potentiel du cours en Sciences Biologiques de l'Université Fédérale du Ceará afin de dialoguer avec l'enseignement appliqué dans le domaine. La méthodologie utilisée était la recherche empirique, documentaire et exploratoire. A partir de la collecte de données, en croisant avec l'analyse documentaire, nous avons cherché à explorer les possibles adaptations de la matrice curriculaire et le développement d'activités parascolaires qui permettraient une plus grande visibilité et des expériences pédagogiques avec les paysans. Conscient du contexte politique et social présent dans les communautés rurales, l'activité de l'étudiant de licence en sciences biologiques doit tenir compte des particularités et des complexités du domaine, élargissant sa formation en tant qu'enseignant et citoyen. |
Descrição: | Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71457 |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_rbtchalikian.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.