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Tipo: TCC
Título: Análise da potencial demanda por pontos de coleta: uma avaliação a partir de consumidores do comércio eletrônico
Título em inglês: Analysis of the potential demand for collection points: an evaluation from e-commerce consumers
Autor(es): Firmeza, Lucas Farias
Orientador: Bertoncini, Bruno Vieira
Palavras-chave: Comércio Eletrônico;Pontos de Coleta;Estações de Entrega Automática;Preferência Declarada;Modelo de Escolha Discreta
Data do documento: 2021
Citação: FIRMEZA, Lucas Farias. Análise da potencial demanda por pontos de coleta: uma avaliação a partir de consumidores do comércio eletrônico. 2021. 83 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: O número de entregas individuais cresce proporcionalmente com o contínuo crescimento do comércio eletrônico. Nessa lógica, problemas relacionados à entrega domiciliar surgem como um desafio a seguir enfrentado para o crescimento sustentável do e-commerce. Como forma de minimizar alguns desses problemas, os pontos de coleta como meio de retirada de compras feitas pela internet podem ser uma solução viável e que podem reduzir problemas da entrega convencional, como diminuir as tentativas de entregas frustradas, reduzir custos de transporte e emissão de poluentes, além de dar mais liberdade aos consumidores para que não necessitem esperar para receber seus produtos. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo estudar a potencial demanda existente de usuários em Fortaleza para utilização de pontos de coleta no comércio eletrônico. Para tanto, utilizou-se do método de pesquisa de preferência declarada para entender o comportamento dos consumidores em relação a compra e ao recebimento de mercadorias do comércio eletrônico e avaliar a adesão a este novo serviço logístico. Além disso, o formulário contou com a coleta do perfil de compras dos entrevistados e suas preferências caso utilizassem em algum momento os pontos de coleta como alternativa de entrega. Os resultados indicam que os pontos de coleta têm usuários potenciais e é uma solução viável de utilização, desde que apresente benefícios ao consumidor no custo e prazo das entregas em comparação com a modalidade domiciliar.
Abstract: The number of individual deliveries grows proportionately with the continued growth of e-commerce. In this logic, problems related to home delivery appear as a challenge to be faced for the sustainable growth of e-commerce. As a form of a few problems, collection points as a means of withdrawing purchases made over the internet can be a viable solution and can reduce problems of conventional delivery, such as reducing frustrated deliveries, reducing transport costs and pollutant emissions, in addition to give consumers more freedom so they do not have to wait to receive their products. In this context, this work aims to study a potential demand of existing users in Fortaleza to use collection points in electronic commerce. For this purpose, the declared preference research method is used to understand the consumers' diet in relation to the purchase and receipt of products for electronic consumption and to evaluate adherence to this new logistical service. In addition, the form counted with the collection of the shopping profile of the interviewees and their preferred case to use at some point the collection points as an alternative of delivery. The results indicate that the collection points have potential users and it is a viable solution to use, provided that it presents benefits to the consumer in the cost and delivery time compared to a home modality.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71388
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