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Tipo: Dissertação
Título: Implantação do open finance no Brasil: desafios e efeitos potenciais
Autor(es): Melo, Eduardo Alverne
Orientador: Gordiano, Carlos Adriano Santos Gomes
Palavras-chave: Open Finance;Open Banking;Mercado financeiro;Fintech;Negócios;Finanças - Brasil
Data do documento: 2023
Citação: MELO, E. A. Implantação do open finance no Brasil: desafios e efeitos potenciais. 106 f. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração e Controladoria) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: O Open Finance (OF) surge, no Brasil em 2020, como iniciativa do Banco Central com o objetivo de promover a inovação, o aumento da concorrência, a eficiência do SFN, e a cidadania financeira. O novo sistema permite o compartilhamento de dados financeiros e de cadastro de clientes entre as instituições financeiras através de APIs, com o potencial de facilitar a comparação entre os preços de produtos financeiros, permitir o compartilhamento de infraestrutura entre as instituições, e reduzir o custo de migração para clientes. Como o OF é um fenômeno recente e a literatura sobre essa temática é escassa, o presente estudo analisou a implantação do OF no Brasil com o objetivo de descrever os efeitos do OF no modelo de negócios dos bancos tradicionais brasileiros. Para a consecução desse objetivo, foram realizadas um total de 25 entrevistas semiestruturadas com funcionários de dois grupos, os Assessores Técnicos (ATs) e os Gerentes de Cash Management (G Cash), de um dos 5 maiores bancos brasileiros. Os entrevistados foram considerados como proxy de especialistas em tecnologia bancária devido ao conhecimento sobre APIs e Open Finance obtidos no exercício de suas funções. As entrevistas foram analisadas através da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, procurando identificar convergências e divergências entre as percepções dos funcionários desses dois grupos. Entrevistados de ambos os grupos apontaram que o Open Finance deve promover um aumento da concorrência entre as instituições, apesar de também permitir a melhora dos resultados econômico-financeiros dos bancos tradicionais, caso sejam empregadas estratégias bem-sucedidas de prospecção, fidelização e rentabilização dos clientes. Enquanto, por um lado, os G Cash reforçaram a importância da melhora na qualidade do atendimento e a ênfase no relacionamento com foco nas necessidades do cliente, os ATs, por outro lado, ratificaram a importância da oferta de produtos e serviços adequados ao perfil de cada cliente, e o uso estratégico dos dados obtidos através do Open Finance para propiciar uma maior integração dos bancos no quotidiano das pessoas com o uso de data analytics. Como as estratégias propostas pelos ATs necessitam de tempo para sua implementação, considerando a complexidade das propostas, os dados da pesquisa apontam para uma tendência de manutenção do modelo de negócio dos bancos tradicionais no curto prazo, com ênfase na humanização do relacionamento com os clientes, mas com a possibilidade de migrar, gradualmente, para um modelo de atendimento mais automatizado e integrado, no longo prazo.
Abstract: The Open Finance Initiative (OFI) appears in Brazil in 2020, as an initiative of the local Central Bank with the goal of encouraging innovation, promoting competition, increasing the efficiency of the National Financial System, and promoting financial citizenship. The new system allows clients to share their private data across different financial institutions through APIs, with the potential for facilitating the comparison between prices of financial products, allowing the costs reduction by the infrastructure share between financial institutions, and reducing the cost of migration for customers who wish to change financial institutions. As OFI is a recent phenomenon, and the literature on this topic is scant, this study analyzed the implementation of OFI in Brazil with the objective of identifying the effects of the new system on the business model of traditional Brazilian banks. In order to achieve this objective, 25 interviews, involving two groups of employees, one of Technical Analysts (TAs), and one of Cash Management Managers (CMMs) , from one of the five largest Brazilian banks, were conducted. The answers were analyzed using Content Analysis, proposed by Laurence Bardin, seeking to identify convergences and divergences between the perceptions of these two groups of employees. Respondents from both groups pointed out that OFI is prone to promote increased competition between financial institutions, although it could also increase the economic and financial results of traditional banks, provided said institutions employ successful strategies for prospecting new clients, increase customer loyalty and customer profitability. On the one hand, answers from CMMs highlighted the importance of improving the quality of service, and the emphasis on client-bank relationships as a strategy for prospecting new clients and building customer loyalty. On the other hand, answers from TAs emphasized the importance of the suitability of the products and services offered for each client, and the strategic use of data obtained through Open Finance to provide greater integration of financial products and services in people's daily lives, through the use of data analytics. As the strategies proposed by the TAs require time for their complete implementation, data obtained in this research suggests that traditional banks tend to maintain their current business model in the short term, with emphasis on humanized customer relationship. On the long term, however, it remains possible that banks would lean towards gradually migrating their business model to a more automated and integrated one.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71356
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