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Tipo: Dissertação
Título: Práticas coletivas na cidade: entre a performance e o contato improvisação
Título em inglês: Collective practices in the city: between performance and contact improvisation
Autor(es): Modolo, Lara Tosi
Orientador: Caetano, Patrícia de Lima
Palavras-chave: Práticas coletivas;Performance;Contato improvisação;Escrita da experiência;Cidade
Data do documento: 2022
Citação: MODOLO, Lara Tosi. Práticas coletivas na cidade: entre a performance e o contato improvisação. 2022. 136 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Esta pesquisa parte de vivências com práticas coletivas de Performance e de Contato Improvisação como mobilizadoras do pensamento e disparadoras de poéticas corporais. A presente dissertação é movida por uma questão: como criar um corpo que sustenta as intensidades do presente? É no encantamento com um modo de estarmos juntos criando uma ponte entre as duas práticas que cresce um desejo de fazer pesquisa no encontro dos corpos com a cidade. O que emerge de práticas coletivas de Performance no espaço urbano? O que pode o Contato Improvisação em tempos remotos? Que políticas do encontro surgem ao entrelaçar Performance e Contato Improvisação no espaço citadino? Baseada na Metodologia de Pesquisa Somático-Performativa de Ciane Fernandes em diálogo com o conceito de escrevivência de Conceição Evaristo teceu-se uma escrita da experiência que aparece ao longo dos capítulos entremeada junto a artistas e pensadores(as) dos estudos da Performance e do Contato Improvisação como Eleonora Fabião, Tania Alice Feix, Tica Lemos e Steve Paxton. A partir dessas práticas corporais coletivas, alguns assuntos foram se desdobrando a formar uma poética da passagem que transita por temas como o acaso, a potência do encontro e a construção do ser mulher a partir das reflexões de Chimamanda Ngozi Adichie e bell hooks. Na contramão de uma sociedade do desempenho (HAN, 2017), tivemos o intuito de criar espaços de experimentação do corpo que subvertam a lógica do cansaço, pelo desejo de transformar automatismos do cotidiano em experiências sensíveis. O encontro entre Performance e Contato Improvisação se mostrou um caminho estético de importante força política dessas práticas, tanto em telas quanto no espaço urbano. Experienciar a escrita ao se experienciar práticas coletivas de movimento, esteve diretamente relacionado ao imprevisível ao longo da pesquisa, em uma reinvenção constante de si junto com o outro e o espaço.
Abstract: This research is based on experiences with collective practices of Performance and Contact Improvisation as mobilizers of thought and triggers of body poetics. This dissertation is driven by a question: how to create a body that sustains the intensities of the present? It is in the enchantment with a way of being together, creating a bridge between the two practices, that a desire to carry out research in the encounter of bodies with the city grows. What emerges from collective performance practices in urban space? What can Contact Improvisation do in ancient times? What policies of the meeting arise when interweaving Performance and Contact Improvisation in the city space? Based on Ciane Fernandes's Somatic-Performative Research Methodology in dialogue with Conceição Evaristo's concept of “escrivivência”, a writing of experience was woven throughout the chapters interspersed with artists and thinkers from Performance and Contact studies Improvisation as Eleonora Fabião, Tania Alice Feix, Tica Lemos and Steve Paxton. From these collective bodily practices, some subjects unfolded to form a poetics of the passage that transits through themes such as chance, the power of the encounter and the construction of being a woman from the reflections of Chimamanda Ngozi Adichie and bell hooks. Against the grain of a performance society (HAN, 2017), we intended to create spaces for body experimentation that subvert the logic of tiredness, through the desire to transform everyday automatisms into sensitive experiences. The encounter between Performance and Contact Improvisation proved to be an aesthetic path with an important political force for these practices, both on screens and in urban space. Experiencing writing when experiencing collective movement practices was directly related to the unpredictable throughout the research, in a constant reinvention of oneself along with the other and the space.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71348
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