Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71273
Tipo: TCC
Título: Atuação do farmacêutico no atendimento a pacientes com sepse: uma revisão integrativa
Autor(es): Pereira, Yuri Freitas e Silva
Orientador: Sampaio, Tiago Lima
Palavras-chave: Sepse;Infecção Hospitalar;Gestão de Antimicrobianos
Data do documento: 2022
Citação: PEREIRA, Yuri Freitas e Silva. Atuação do farmacêutico no atendimento a pacientes com sepse: uma revisão integrativa. 2022. 28 f. Monografia (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: A atuação do farmacêutico na assistência à saúde compreende diversas etapas desde o gerenciamento de estoque até o atendimento primário e passando pelo acompanhamento do paciente em ambiente hospitalar no contexto da equipe multiprofissional. Dentre as situações em que se faz necessária a expertise do profissional destaca-se o manejo do paciente com sepse. A sepse é definida pela presença de uma disfunção orgânica potencialmente fatal, causada por resposta desregulada do hospedeiro a um processo infeccioso, que pode evoluir para choque séptico. É bem estabelecido que o farmacêutico clínico possui conhecimentos e subsídios para realizar as devidas intervenções para a situação de sepse. O objetivo desse presente trabalho foi realizar um diagnóstico situacional de dados na literatura que destaquem a atuação holística do farmacêutico no atendimento do paciente com sepse. Foi realizada uma revisão integrativa para avaliar os artigos de um período dos últimos cinco anos, compreendendo de 2016 a 2021, utilizando as bases de dados da SCIELO, PUBMED, BVS e Cochrane library a respeito do papel e atuação do farmacêutico destacando sua importância, identificando possíveis padrões de atividade e novas tendências que tenham sido observados no intervalo de 2016 a 2021. Foram encontrados 31 artigos em que falavam do profissional farmacêutico de forma direta e indireta com distribuição majoritária para os temas Stewardship (39%) e Farmacoecnomia (26%) e em menor número Sepse, COVID-19, Uso Irracional de antibióticos e Papel do Farmacêutico (8%). Todos os artigos citados no tópico de resultados colocam o farmacêutico seja como protagonista seja como parte essencial da equipe multiprofissional para o desempenho da atividade a ele atribuída. Desde a participação em estratégias de manejo otimizado da sepse até o reconhecimento da ausência do farmacêutico em um hospital rural para a promoção da saúde, os estudos compilados mostram que a presença do profissional farmacêutico é imprescindível para a tomada de decisões para a prevenção e promoção do estado de saúde. Dessa forma, os artigos ao citarem o farmacêutico devem pretender uma abordagem mais direta e detalhada para reforçar o papel na equipe multiprofissional e nos conhecimentos associados, diferentemente do que foi observado em sua maioria nos artigos encontrados. Portanto, de acordo com esse estudo, há, nas bases de dados e na literatura, bastantes artigos que confirmam e demonstram a extensão das atividades em que o farmacêutico pode se fazer presente. A sua importância nas equipes multiprofissionais e nas estratégias em saúde também são bem determinadas não somente para os casos de sepse, mas também de outras situações como COVID-19 Pode-se indicar um direcionamento para os próximos estudos em que o papel e a presença do profissional farmacêutico seja melhor detalhada e ao mesmo tempo citar o portador dos conhecimentos que são colocados como essenciais nos temas abordados nos artigos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71273
Aparece nas coleções:FARMÁCIA - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_yfspereira.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.