Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71253
Tipo: Resumo
Título: Aplicação do Modelo Integrado de Construção de Tesauros de Cervantes no domínio da comunicação científica
Autor(es): Maia, Francisca Clotilde de Andrade
Batista, Andreza Pereira
Alcântara, Saul Rodrigues
Cavati Sobrinho, Heliomar
Palavras-chave: Linguagem documentária;Tesauro;Comunicação científica
Data do documento: 2022
Citação: MAIA, Francisca Clotilde de Andrade; BATISTA, Andreza Pereira; ALCÂNTARA, Saul Rodrigues; CAVATI SOBRINHO, Heliomar. Aplicação do Modelo Integrado de Construção de Tesauros de Cervantes no domínio da comunicação científica. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 207-208. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.
Resumo: Pesquisa sobre a aplicação do Modelo Integrado de Construção de Tesauros de Cervantes, na área de domínio da Comunicação Científica. Tem como objetivo a construção de um tesauro para o domínio da Comunicação, em específico o subdomínio Comunicação Científica a partir da utilização do modelo Metodológico Integrado de Cervantes (2009). Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica; emprega para a construção da Linguagem Documentária o modelo supracitado de Cervantes; e utiliza como ferramenta para a estruturação do tesauro o software Tematres. Para a extração dos termos e delimitação do subdomínio, faz uso do artigo científico “Comunicação científica: reflexões sobre o conceito”, de autoria de Caribé, e do Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia para a verificação dos termos. A coleta dos dados resultou em 307 termos da área em estudo, sendo os termos centrais e que contém maior peso semântico “Científica”, “Ciência” e “Comunicação”, seguidos de “Conhecimento”, “Educação”, “Compreensão” e “Pública”. Apresenta como resultado a construção do Tesauro em Comunicação Científica. Conclui que a aplicação do modelo proposto por Cervantes permitiu a análise sistemática e a conseguinte elaboração do tesauro no subdomínio da Comunicação Científica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71253
ISBN: 978-65-00-61083-3
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:SH - Resumos de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_resumo_eve_fcamaia.pdf141,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.