Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71235
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRocha, Euripedys Ewbank-
dc.contributor.authorCoêlho, Jackson Dantas-
dc.date.accessioned2023-03-10T13:10:37Z-
dc.date.available2023-03-10T13:10:37Z-
dc.date.issued2000-
dc.identifier.citationCOÊLHO, Jackson Dantas. A Organização industrial e a Fórmula 1: um enfoque sobre a concentração. 2000. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2000.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71235-
dc.descriptionEste documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectOrganização industrial - Economiapt_BR
dc.subjectIndústria automobilística - Economiapt_BR
dc.titleA Organização industrial e a Fórmula 1: um enfoque sobre a concentraçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem por objetivo principal investigar o relacionamento de algumas das teorias da Organização Industrial com um subgrupo específico da indústria automobilística, a Fórmula 1. Explorou-se a questão do enquadramento da Fórmula 1 como indústria e como mercado, enfatizando a questão do patrocínio, e relacionaram-se também alguns conceitos integrantes da Teoria da Organização Industrial e algumas das inovações tecnológicas desenvolvidas, a serem posteriormente utilizados. Investigaram-se principalmente os índices de concentração registrados por esta indústria, ao longo dos seus cinqüenta anos de existência, procurando-se explicar, através das inúmeras inovações tecnológicas introduzidas, as variações ocorridas. O período histórico observado foi dividido em cinco décadas, considerando características peculiares a cada uma delas, com a finalidade de simplificar a análise e permitir comparações na evolução dos índices. Outras teorias da Organização Industrial também foram observadas, como o modelo de Estrutura-Conduta-Desempenho, o modelo de Caves & Porter, a formação de sinergias, o conceito de quase-renda e o índice de turbulência, que foi calculado para cada década com a finalidade de se detectar eventuais instabilidades no mercado. Concluiu-se, após a análise realizada apoiada em tabelas e figuras, que a Fórmula 1 é um mercado extremamente concentrado, com alto índice de turbulência, onde as firmas comportam-se da mesma forma que em outros segmentos de indústria.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2000_tcc_jdcoelho.pdf19,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.