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dc.contributor.advisorSilva, Naiana Rodrigues da-
dc.contributor.authorMesquita, Ana Carolina Vieira-
dc.date.accessioned2023-03-07T13:09:12Z-
dc.date.available2023-03-07T13:09:12Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMESQUITA, Ana Carolina Vieira. Construção de fachadas no Instagram: um estudo de caso sobre as empreendedoras e microinfluenciadoras cearenses Luana Muriell e Karoliny Alves. 2022. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71129-
dc.description.abstractCommunication can be one of the factors inserted in the equation that results in the subjectivity of an individual, as well as personal and private issues of the subject and the socioeconomic context in which he is inserted. On the other hand, the construction of identity also influences the type of communication that is established and how this interaction will unfold. In the era of social midias, this paper seeks to analyze how the neoliberal values prevailing in contemporary society are decisive for the formation of individuals' identity and how this subjectivity has been shown in the online environment. Through case study and direct observation, we analyzed the publications authored by two entrepreneurs in the beauty segment in Fortaleza. Luana Muriell and Karoliny Alves are also micro-influencers who deal in their profiles with the subjects they master: hair and skin and makeup, respectively. Based on what was published by the two during 30 days, it is possible to conclude that selfentrepreneurship (HAN, 2019) and the maxim of productivity at any cost (DARDOT; LAVAL, 2016) shape subjects in their subjectivity, which, for in turn, let these representations appear in interactions on Instagram, helping to reinforce and propagate these principles.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo de sipt_BR
dc.subjectProdutividadept_BR
dc.subjectInfluenciadores digitaispt_BR
dc.titleConstrução de fachadas no Instagram: um estudo de caso sobre as empreendedoras e microinfluenciadoras cearenses Luana Muriell e Karoliny Alvespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA comunicação pode ser um dos fatores inseridos na equação que resulta na subjetividade de um indivíduo, assim como questões pessoais e privativas do sujeito e o próprio contexto socioeconômico em que este está inserido. Por outro lado, a construção da ide ntidade também influencia o tipo de comunicação que se estabelece e como essa interação irá se desenrolar. Na era das redes sociais, o presente trabalho busca analisar de que forma os valores neoliberais vigentes na sociedade contemporânea são relev antes para a formação da identidade dos indivíduos e como essa subjetividade tem sido mostrada no ambiente online. Através do estudo de caso e da observação direta, analisamos as publicações de autoria de duas empreendedoras do segmento de beleza em Fortal eza. Luana Muriell e Karoliny Alves também são microinfluenciadoras que tratam em seus perfis dos assuntos que dominam: cabelos e pele e maquiagem, respectivamente. Com base no que foi publicado pelas duas durante 30 dias, é possível concluir que o empreen dedorismo de si (HAN, 2010) e a máxima da produtividade a qualquer custo (DARDOT; LAVAL, 2013) moldam os sujeitos em sua subjetividade, que, por sua vez, deixam essas representações transparecer nas interações no Instagram, contribuindo para reforçar e pro pagar esses princípios.pt_BR
Aparece nas coleções:JORNALISMO - Monografias

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