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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Naiana Rodrigues da-
dc.contributor.authorBezerra, Maria Leticia Maia-
dc.date.accessioned2023-03-06T19:18:16Z-
dc.date.available2023-03-06T19:18:16Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationBEZERRA, Maria Leticia Maia. Revistas de moda na era da convergência: uma análise do discurso da Vogue Brasil depois de uma década. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71121-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJornalismo de modapt_BR
dc.subjectJornalismo de revistapt_BR
dc.subjectRevistas de modapt_BR
dc.subjectConvergência midiáticapt_BR
dc.subjectDiscurso jornalísticopt_BR
dc.subjectVogue Brasilpt_BR
dc.titleRevistas de moda na era da convergência: uma análise do discurso da Vogue Brasil depois de uma décadapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho busca compreender as mudanças no discurso da revista Vogue Brasil depois de uma década. Os objetivos foram analisar discursivamente os editoriais e reportagens das edições de 2012 e 2022 da Vogue, assim identificar quais foram as mudanças editoriais da revista e quais estratégias editoriais a Vogue utiliza para manter o público. Utilizamos o método de Análise do Discurso para investigar os sentidos dos textos presentes em cada edição da revista, com a identificação das formações discursivas e das formações ideológicas. Desse modo, identificamos que a revista aciona as formação discursiva do amadurecimento (FDA) e formação discursiva da ousadia (FDO) na matéria principal e no editorial das duas edições, tanto em 2012 como em 2022. A Vogue traz a FDA junto com a formação ideológica progressista e liberal, se posicionando contra ideias tradicionais e retrógradas. Também, a FDO junto com a formação ideológica liberal, contrária a atitudes recatadas e conservadoras. Contudo, constatamos algumas mudanças entre as edições na frequência de características de matérias de comportamento, serviço e tendência, com base na classificação de Joffily (1991). A análise de cada matéria das edições apontou que atualmente a revista investe mais em matérias de comportamento com celebridades e profissionais de diversas áreas, utilizando mais do discurso jornalístico para permanecer relevante no mercado. Também, foi identificado uma queda no investimento de marcas nacionais e internacionais em anúncios na revista, com uma permanência maior de grifes internacionais. Em suma, concluímos que a Vogue Brasil tenta se modernizar e apresentar um discurso liberal enquanto conversa com um público alvo fixo, o qual busca agradar sempre através da maioria das pautas e editoriais de moda das edições - estratégia importante para garantir a retenção da maior parte das leitoras da revistapt_BR
Aparece nas coleções:JORNALISMO - Monografias

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