Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71047
Tipo: TCC
Título: Equações alométricas para estimar biomassa e carbono estocado na floresta tropical sazonalmente seca do Ceará, Nordeste do Brasil
Autor(es): Dobe, Erika Kirsten
Orientador: Rojas, Guillermo Gamarra
Coorientador: Nogueira, Francisco Carlos Barboza
Palavras-chave: Biomassa florestal;Alometria de plantas;Vegetação do semiárido;Aquecimento global
Data do documento: 2022
Citação: DOBE, Erika Kirsten. Equações alométricas para estimar biomassa e carbono estocado na floresta tropical sazonalmente seca do Ceará, Nordeste do Brasil. 2022. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Economia Ecológica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: As Florestas Tropicais Sazonalmente Secas – FTSS são relevantes compartimentos do ciclo do Carbono. A estimativa do sequestro de Carbono nessas florestas pode contribuir para implantação de projetos de redução do aquecimento global, além de contribuir para a conservação desses ecossistemas. Equações alométricas são ferramentas úteis para quantificar a biomassa florestal e estimar o estoque de Carbono nas FTSS. Este estudo utilizou o método semi-destrutivo com o objetivo de desenvolver equações alométricas multi-espécies de árvores e obter a melhor equação para estimar a biomassa acima do solo e o estoque de Carbono. As medidas foram realizadas em 149 árvores em 4 áreas de vegetação preservada da Caatinga, localizadas nos municípios de Itapipoca, Quixadá e Quixeramobim, no estado do Ceará. Cada indivíduo teve altura, diâmetro do tronco e dos galhos medidos. Alíquotas de folhas e galhos finos foram coletadas . O volume da alíquota dos galhos foi utilizado para cálculo da densidade da madeira. No total, dez equações alométricas foram desenvolvidas para espécies mistas. A equação alométrica representada pelo modelo 1: AGB = 1.274 * (D)1.876 * (ρ)1.273 foi a que obteve os melhores resultados das estatísticas de qualidade do ajuste (R2-adj = 0.845, RSE = 0.547, AIC = 248.073, e p < 0.000). A biomassa acima do solo das 149 árvores da Floresta Tropical Sazonalmente Seca do Nordeste do Brasil é estimada em 21.6 t de biomassa acima do solo, enquanto a estimativa para o Carbono fixado na biomassa arbórea é de 10.15 t-C. A aplicação dessa equação em outras áreas da floresta da Caatinga, com espécies arbóreas e arbustivas semelhantes, poderá ajudar a validar a precisão do modelo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71047
Aparece nas coleções:ECONOMIA ECOLÓGICA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_ekdobe.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.