Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7102
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Soares, José Marques | - |
dc.contributor.author | Ávila, Ricardo Lima Feitosa de | - |
dc.date.accessioned | 2014-01-09T16:42:46Z | - |
dc.date.available | 2014-01-09T16:42:46Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | ÁVILA, R. L. F. Emprego de técnicas de pré-processamento textual e algoritmos de comparação como suporte à correção de questões dissertativas: experimentos, análises e contribuições. 2013. 150 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Teleinformática) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7102 | - |
dc.description.abstract | This master thesis presents a study of techniques used as support for a correction of essay questions based in an adaptation of string-matching algorithms combined with text preprocessing techniques. The main challenge to design a tool like this is an ambiguity of natural language. To analyze a correction of subjective questions, tests were performed with these algorithms, and a tool have been developed for this purpose. Comparing student responses with response pattern of questions proposed in subjective tests, we analyzed the performance of individual algorithms and a set of pre-processing techniques that are found in the literature, in isolation and combined. Seeking to neutralize specific situations of false negative and false positive, some techniques have been proposed as auxiliary contribution of this work. After analyzing the experiments, the results of similarity index between responses indicate the use of the solution to support the correction of essay questions, and may also be applied in the detection of plagiarism and be integrated to a learning management system. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Teleinformática | pt_BR |
dc.subject | Processamento de textos (Computação) | pt_BR |
dc.title | Emprego de técnicas de pré-processamento textual e algoritmos de comparação como suporte à correção de questões dissertativas: experimentos, análises e contribuições | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta dissertação apresenta um estudo de técnicas que podem ser empregadas como apoio para a correção de questões dissertativas com base na adaptação de algoritmos de comparação textual combinados a técnicas de pré-processamento de textos. O principal desafio na concepção de uma ferramenta para este tipo de aplicação é a ambiguidade da linguagem natural. Para analisar situações de correção de questões subjetivas, foram efetuados testes com esses algoritmos, tendo-se desenvolvido uma ferramenta para tal propósito. Confrontando respostas de alunos ao padrão de resposta de questões propostas em provas subjetivas, foram analisados o desempenho individual dos algoritmos e de um conjunto de técnicas de pré-processamento que são encontrados na literatura, de maneira isolada e combinada. Buscando contornar situações específicas de falso negativo e falso positivo, foram propostas algumas técnicas auxiliares como contribuição deste trabalho. Após a análise dos experimentos realizados, os resultados de índice de similaridade entre respostas indicam o uso da solução como suporte a correção de questões discursivas, podendo, ainda, ser aplicado na detecção de plágio e ser integrado a um ambiente virtual de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.title.en | Employing texts preprocessing techniques and string-matching algorithms to support correction of essay questions: experiments, analyzes and contributions | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DETE - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_dis_rlfavila.pdf | 2,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.