Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71005
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro | - |
dc.contributor.author | Siqueira, Matheus Fontenelle | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T13:38:31Z | - |
dc.date.available | 2023-02-28T13:38:31Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-10 | - |
dc.identifier.citation | SIQUEIRA, M. F. Metodologia de análise dos determinantes da demanda por transportes no paradigma da inferência causal. 2020. 173 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71005 | - |
dc.description | SIQUEIRA, M. F. Metodologia de análise dos determinantes da demanda por transportes no paradigma da inferência causal. 2020. 173 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Despite the emergence of behavioral modeling in research efforts to explain travel demand, questions still arise as to the causal interpretation of the estimated coefficients, with endogeneity being a source of bias that leads to the distinction between causality and correlation. In this master's research, we propose a method that seeks to contribute to the investigation of causal relationships in travel behavior, incorporating the theoretical framework of Causal Inference as a tool that formalizes criteria for the identification of causal effects and allows structuring statistical tests on the causality hypotheses. Through a systematic review of the literature, a conceptual representation of travel behavior was consolidated, which highlights the central role of accessibility in explaining mobility patterns. Then, aggregating the theoretical basis of causal inference, we sought to identify gaps in current transport demand modeling efforts, showing that limitations in the incorporation of control variables can explain, in part, the different conclusions obtained in empirical studies on the determinants of travel decisions. Finally, the previous conceptual and methodological bases have subsidized the development of a method that allows for the formulation and formal testing of causality hypotheses through Structural Equation Models. The obtained results highlighted the applicability of the proposed method, which brought methodological and phenomenological contributions with important implications in behavioral modeling and in the transport planning process. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Causalidade (Filosofia) | pt_BR |
dc.subject | Oferta e procura - transporte | pt_BR |
dc.subject | Comportamento social - viagens | pt_BR |
dc.title | Metodologia de análise dos determinantes da demanda por transportes no paradigma da inferência causal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Apesar da emergência dos modelos comportamentais em esforços explicativos da demanda por transportes, ainda surgem questionamentos quanto à interpretação causal dos coeficientes estimados, sendo a endogeneidade uma fonte de viés que acarreta na distinção entre causalidade e correlação. Nesta pesquisa de mestrado, desenvolve-se uma proposta metodológica que busca contribuir na investigação de relações causais nas decisões de viagem, incorporando o arcabouço teórico da Inferência Causal como ferramental que formaliza critérios de identificação de efeitos causais e permite estruturar testes estatísticos sobre as hipóteses de causalidade. Através de uma revisão sistemática da literatura, consolidou-se uma representação conceitual das decisões de viagem que evidencia o papel central da acessibilidade na explicação dos padrões de mobilidade. Em seguida, agregando a base teórica da inferência causal, buscouse identificar lacunas nos esforços atuais de modelagem da demanda por transportes, mostrando-se que as limitações na incorporação de variáveis de controle podem explicar, em parte, as distintas conclusões obtidas em estudos empíricos sobre os fatores determinantes das decisões de viagem. Enfim, as bases conceituais e metodológicas anteriores subsidiaram o desenvolvimento de um método que permite a formulação e teste formal das hipóteses de causalidade através de Modelos de Equações Estruturais. A aplicação desenvolvida evidenciou a aplicabilidade do método proposto, que trouxe contribuições metodológicas e fenomenológicas com importantes implicações na modelagem comportamental e no processo de planejamento. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DET - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_dis_mfsiqueira.pdf | 7,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.