Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71004
Tipo: Dissertação
Título: Análise da fragilidade ambiental do município de Cruz - Ceará - Brasil: uma contribuição ao ordenamento territorial
Título em inglês: Análisis de la fragilidad ambiental del municipio de Cruz - Ceará - Brasil: una contribución al ordenamiento territorial
Autor(es): Farias, Fabiano Fontenele
Orientador: Meireles, Antônio Jeovah de Andrade
Palavras-chave: Fragilidade ambiental;Uso e ocupação;Ordenamento territorial
Data do documento: 2022
Citação: FARIAS, Fabiano Fontenele. Análise da fragilidade ambiental do município de Cruz - Ceará - Brasil: uma contribuição ao ordenamento territorial. 2022. 103 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Tem sido evidente o crescimento populacional nas áreas urbanas, aumento do fluxo de pessoas, capital e mercadorias com a construção do aeroporto regional e ampliação da malha rodoviária que potencializam as atividades turísticas no município de Cruz no litoral norte do estado do Ceará. O município possui uma área de 335,83 km² com dois distritos: Cruz e Caiçara. A área de estudo apresenta uma variedade de tipos de paisagem e atividades econômicas, as quais em determinadas categorias estão em desacordo com a capacidade de suporte dos sistemas naturais. Nessa conjuntura, a presente pesquisa objetiva uma análise da fragilidade ambiental do município de Cruz sob a égide do estudo integrado da paisagem que permite caracterizar e relacionar as condições naturais com as ações humanas provenientes do uso e ocupação do solo. A metodologia que definiu a fragilidade ambiental baseada em Ross (1994) permitiu identificar as potencialidades e limitações dos sistemas ambientais e a intensidade da intervenção humana no meio ambiente. Foi constatado que, em áreas mais próximas ao litoral e margens dos recursos hídricos, o grau de fragilidade desses ambientes se mostra mais intenso. Por fim, tem-se a proposta de medidas para o ordenamento territorial que englobam diretrizes e planos de ações para recuperação de áreas degradadas, conservação dos recursos naturais, abrandamento dos impactos ambientais e desenvolvimento social.
Resumen: Ha sido evidente el crecimiento poblacional en las áreas urbanas, así como el incremento en el flujo de personas, capital y bienes con la construcción del aeropuerto regional y la ampliación de la red de carreteras que potencian la actividad turística en el município de Cruz en la costa norte del estado de Ceará. El municipio tiene un área de 335,83 km² con dos distritos: Cruz y Caiçara. El área de estudio presenta una variedad de tipos de paisajes y actividades económicas, que em ciertas categorías están reñidas con la capacidad de carga de los sistemas naturales. En este contexto, la presente investigación tiene como objetivo un análisis de la fragilidad ambiental de município de Cruz bajo la égida del estudio integrado del paisaje que permita caracterizar y relacionar las condiciones naturales con las acciones humanas derivadas del uso y ocupación del suelo. La metodología que definió la fragilidad ambiental basada en Ross (1994) permitió identificar las potencialidades y limitaciones de los sistemas ambientales y la intensidad de la intervención humana en el medio ambiente. Se encontró que, en las zonas más cercanas a la costa y riberas de recursos hídricos, el grado de fragilidad de estos ambientes es más intenso. Finalmente, se presenta una propuesta de medidas de ordenamiento territorial que incluyen lineamientos y planes de acción para la recuperación de áreas degradadas, conservación de recursos naturales, mitigación de impactos ambientales y desarrollo social.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71004
Aparece nas coleções:DGR - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_dis_fffarias.pdf14,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.