Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70965
Tipo: Dissertação
Título: Alternativas tecnológicas para a agricultura da região Seridó (RN), sob condições de risco
Autor(es): Hollanda, Antõnio Dias de
Orientador: Sanders Junior, John Houston
Palavras-chave: Algodão - Cultivo;Inovações tecnológicas;Trabalhadores rurais - Condições econômicas;Renda agrícola - Rio Grande do Norte
Data do documento: 1979
Citação: HOLLANDA, Antônio Dias de. Alternativas tecnológicas para a agricultura da região Seridó (RN), sob condições de risco. 1979. 115 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1979. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70965. Acesso em: 24 fev. 2023.
Resumo: O produtor rural pode aumentar sua renda, reduzindo os custos de produção, conseguindo preços mais altos para seus produtos, ou aumentando a produção. Sendo ele um administrador eficiente, certamente já estará minimizando custos e obtendo os melhores preços para seus produtos, além de já ter feito uma boa escolha de plano de produção. Neste caso, o aumento da renda deve ser obtido mediante o crescimento da produção, e este, pela simples expansão de área cultivada, pelo o aumento da produtividade, ou de ambas as formas. O objetivo geral do estudo foi fornecer elementos para definição de políticas destinadas a elevar a renda dos pequenos e médios produtores rurais do Seridó, e fazer recomendações as estações experimentais para a realizações de futuras pesquisas sobre o algodão e culturas a ele associadas. Foi utilizado um modelo de programação denominado MOTAD, desenvolvido por HAZELL (15), que e um procedimento computacional alternativo da programação quadrática e de modo análogo este tipo de programação, segue um processo de duas etapas. O modelo foi aplicado a duas fazendas típicas da região, uma pequena e uma media, e a sua resolução tornou possível a construção das fronteiras renda-risco para estas fazendas. Os resultados foram discutidos no que diz respeito à utilização da terra, as tecnologias alternativas para o algodão mocó e à eficiência do produtor em relação à fronteira encontrada, com e sem a presença de restrição para garantir sua subsistência, considerando-se a influencia que poderia ter sobre a decisão do produtor.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70965
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1979_dis_adhollanda.pdf25,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.