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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70950
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Aguiar, Marcos Fábio Porto de | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Marcel Moreira Barbosa Gomes | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Anderson Lourenço de | - |
dc.contributor.author | Moura, Alfran Sampaio | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-24T11:54:32Z | - |
dc.date.available | 2023-02-24T11:54:32Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Marcel Moreira Barbosa Gomes; OLIVEIRA, Anderson Lourenço de; MOURA, Alfran Sampaio. Contribuição metodológica para controle de qualidade de camadas de pavimentos flexíveis com base em correlações CBR x DCP. Conexões: Ciência e Tecnologia, Fortaleza/CE, v. 5, n. 3, p. 22-27, nov. 2011. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2176-0144 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70950 | - |
dc.description.abstract | The present study focus on the feasibility of using Dynamic Cone Penetrometer (DCP) to aid technological control in the implementation of flexible pavement layers. The DCP is characterized as being a simple and low cost portable equipment which allows easily performed semi-destructive testing to assess compacted or in natural state soil strenght "in situ". The evaluation of soil resistance, as provided by the DCP, is very advantageous in road engineering, considering the California Bearing Ratio (CBR) test, for example, there are gains in time, resources and practicality. A soil investigation through CBR and DCP tests, made on samples of recycled-base, subbase and subgrade layers of pavement in federal roads, enabled the development of regression models, correlating the bearing capacity obtained from both trials. The study proposes the development of a methodology for the selection of an appropriate curve for each soil type and pavement layer. The results consist on the possibility of complementing the quality control techniques of our road constructions with the use of the DCP device. In order to do so, it is only required the elaboration of a calibration curve database correlating the CBR results and the DCP penetrating rates for the different types of soil used in Brazilian roads. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Conexões: Ciência e Tecnologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pavimentos Flexíveis | pt_BR |
dc.subject | Controle de qualidade | pt_BR |
dc.subject | ISC | pt_BR |
dc.subject | DCP | pt_BR |
dc.subject | Rodovias | pt_BR |
dc.title | Contribuição metodológica para controle de qualidade de camadas de pavimentos flexíveis com base em correlações CBR x DCP | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho estuda a viabilidade da utilização do Penetrômetro Dinâmico de Cone ou DCP (“Dynamic Cone Penetrometer”) em auxílio ao controle tecnológico de execução das camadas de pavimentos flexíveis. O DCP se caracteriza por ser um equipamento simples, de baixo custo, portátil e que possibilita ensaios semidestrutivos de simplificada execução que aferem a capacidade de suporte do solo”in situ”, compactado ou em seu estado natural. A avaliação da resistência do solo, como é proporcionada pelo DCP, revela-se muito vantajosa na engenharia rodoviária, visto que, em relação ao método do Índice de Suporte Califórnia (ISC), por exemplo, há ganhos em tempo, recursos e praticidade. Uma investigação do solo por meio de ensaios DCP e ISC, conduzidos com amostras provenientes de camadas de base reciclada, sub-base e subleito de pavimentos de rodovias federais possibilitou o desenvolvimento de modelos de regressão, correlacionando a capacidade de suporte obtida por meio de ambos os ensaios. O estudo propõe a elaboração de metodologia para seleção de uma curva adequada a cada tipo de solo e camada de pavimento. A constatação consiste na possibilidade de se poder complementar as técnicas de controle de qualidade de nossas obras viárias com a utilização do aparelho DCP, bastando, para tanto, a elaboração de um acervo de curvas de calibração correlacionando os valores de ISC e os índices de penetração do DCP (DN) para os tipos de solos utilizados nas rodovias brasileiras. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEHA - Artigos publicados em revista científica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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