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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Josemeire Alves-
dc.contributor.authorSousa, Samuel Oliveira de-
dc.date.accessioned2023-02-23T14:34:31Z-
dc.date.available2023-02-23T14:34:31Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSOUSA, Samuel Oliveira de. Fatores determinantes na compra de produtos de Higiene Oral : Uma avaliação da percepção dos consumidores no varejo farmacêutico. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção ) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70936-
dc.description.abstractIn the current context, understanding customer needs and analyzing all aspects related to the behavior of individuals during the stages of the purchase process has become a fundamental task for companies. With this, it is necessary to implement methodologies that make it possible to provide products and services capable of satisfying customers' consumption expectations, preventing them from looking for competitors. This study aimed to identify the factors that influence the purchasing behavior of consumers in the Oral Hygiene category in pharmaceutical retail. The research is classified as applied, exploratory and descriptive, with a quantitative approach. As for the technical procedures, bibliographic research and survey were used. Data were collected through an online questionnaire, consisting of 17 questions, in a total of 304 respondents. The results showed the pharmacy as a destination point for buying Oral Hygiene products in a partially planned way, where respondents mainly use social networks to update themselves on the products of their preference. Subsequently, for the three main categories of Oral Hygiene, toothpaste, toothbrush and mouthwash, average indicators of frequency, expenditure, units per occasion and price were calculated, and in parallel, the purchase decision trees were prepared for each one. . Finally, improvement actions were suggested based on the results found, and these actions were compiled in the PDCA cycle so that pharmacies can implement them and make the necessary improvements in the strategies on an ongoing basispt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComportamento do Consumidorpt_BR
dc.subjectVarejo Farmacêuticopt_BR
dc.subjectProdutos de Higiene Oralpt_BR
dc.titleFatores determinantes na compra de produtos de Higiene Oral : Uma avaliação da percepção dos consumidores no varejo farmacêuticopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo contexto atual, compreender as necessidades dos clientes e analisar todos os aspectos relacionados ao comportamento dos indivíduos no decorrer das etapas do processo de compra, se tornou uma tarefa fundamental para as empresas. Com isso, se faz necessário a implementação de metodologias que permitam disponibilizar produtos e serviços capazes de satisfazer as expectativas de consumo dos clientes, evitando que eles procurem os concorrentes. Este estudo teve como objetivo geral identificar os fatores que influenciam no comportamento de compra dos consumidores da categoria de Higiene Oral no varejo farmacêutico. A pesquisa classifica-se como aplicada, exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa. Quantos aos procedimentos técnicos, foram utilizados a pesquisa bibliográfica e o levantamento. Os dados foram coletados por meio de questionário on-line, composto por 17 perguntas, em um total de 304 entrevistados. Os resultados demonstraram a farmácia como ponto de destino para compra produtos de Higiene Oral de forma parcialmente planejada, onde os entrevistados utilizam principalmente as redes sociais para se atualizarem sobre os produtos de sua preferência. Posteriormente, para as três principais categorias de Higiene Oral, creme dental, escova dental e enxaguante bucal, foram calculados indicadores médios de frequência, gasto, unidades por ocasião e preço, e em paralelo, foi elaborado as árvores de decisão de compra de cada uma. Por fim, foram sugeridas ações de melhorias baseadas nos resultados encontrados, e essas ações foram compiladas no ciclo PDCA a fim de que as farmácias consigam implementá-las e realizar as melhorias necessárias nas estratégias de forma contínuapt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - RUSSAS - Monografias

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