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dc.contributor.advisorGomes, Josemeire Alves-
dc.contributor.authorLima, Larissa de Sousa-
dc.date.accessioned2023-02-23T13:59:13Z-
dc.date.available2023-02-23T13:59:13Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationLIMA, Larissa de Sousa. Proposta de planejamento estratégico em uma microempresa: : estudo de caso em um comércio varejista. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Engenharia de Pordução) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70932-
dc.description.abstractFaced with the current competitive scenario, micro enterprises always look for increasingly diversified alternatives to survive and, consequently, continue growing in the market. Thus, strategic planning is one of the most effective tools to help organizations make decisions. Based on this contexto, the presente work aims to develop a strategic plan for a micro enterprise located in the city of the Limoeiro do Norte-CE. Regarding the methodology of the work, it is classified as an applied research with a qualitative approach, on the objectives, it is presented as an exploratory and descriptive research. Regarding the technical procedures, bibliographic research and case study are used. The information was collected from meetings with the owners and employees of the establishment, observations and application of management tools, such as the SWOT matrix and the 5W2H tool. The results enabled the analysis of the company’s internal and external environment and the creation of thw SWOT matrix. From the matrix, the points to be improved and to reinforce the positive points were identified, making it possible to formulate five strategies, which are: 1) reduce the delay in service via WhatsApp, 2) develop a financial investment plan, 3) expansion of the company, 4) keeping the company and 5) improving training with employees. For each of the strategies, action plans and indicators were defined to achieve the objectives. Therefore, the general and specific objectives of the work were achieved through the elaboration of the Strategic Planning for the retail trade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPlanejamento Estratégicopt_BR
dc.subjectMicroempresapt_BR
dc.subjectComércio Varejistapt_BR
dc.titleProposta de planejamento estratégico em uma microempresa: : estudo de caso em um comércio varejistapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrDiante do atual cenário competitivo, as microempresas estão sempre buscando alternativas cada vez mais diversificadas para sobreviver e, consequentemente, continuar crescendo no mercado. Assim, o planejamento estratégico é uma das ferramentas mais eficazes para ajudar as organizações na tomada de decisões. Com base nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo elaborar um planejamento estratégico para uma microempresa localizada na cidade de Limoeiro do Norte-CE. Sobre a metodologia do trabalho, este é classificado como uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, sobre os objetivos, apresenta-se como uma pesquisa exploratória e descritiva. Em relação aos procedimentos técnicos são utilizados a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. As informações foram coletadas a partir de reuniões com os proprietários e colaboradores do estabelecimento, observações e aplicação de ferramentas de gestão, como a matriz SWOT e a ferramenta 5W2H. Os resultados possibilitaram a análise do ambiente interno e externo da empresa e a criação da matriz SWOT. A partir da matriz, foram identificados os pontos a serem melhorados e reforçar os pontos positivos, sendo possível a formulação de cinco estratégias, que são elas: 1) diminuir a demora no atendimento via WhatsApp, 2) desenvolver um planejamento financeiro de investimentos, 3) expansão territorial da empresa, 4) manter a competitividade empresarial e 5) aprimorar as capacitações com os funcionários. Para cada uma das estratégias, foram definidos planos de ações e indicadores para atingir os objetivos. Portanto, os objetivos gerais e específicos do trabalho foram alcançados através da proposta do Planejamento Estratégico para o comércio varejista.pt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - RUSSAS - Monografias

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