Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70930
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Ellen Vitória Gama do.-
dc.date.accessioned2023-02-23T13:39:11Z-
dc.date.available2023-02-23T13:39:11Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Ellen Vitória Gama do. Impactos da pandemia da COVID-19 no serviço de consulta usando como base o processo de transformação digital: estudo de caso em uma clínica médica popular. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70930-
dc.description.abstractIn 2020, a new social context was imposed on society, the rapid spread and ease of contagion of the virus called SARS-CoV-2, which causes COVID-19, caused the World Health Organization (WHO) to classify the disease as a pandemic. Faced with this, security measures such, as lockdowns, were imposed and society needed to adapt. Products and services were consumed exclusively by digital means, which directly affected Information Technology, highlighting the process of digital transformation. Based on this, this study aims to analyze the impacts caused by the COVID-19 pandemic on the consultation service of a popular medical clinic, using the digital transformation process as a basis. The research is classified as applied, exploratory, and descriptive, with a qualitative and quantitative approach. Regarding the technical procedures, bibliographical research, documental research, and case study were used. The results show that among the impacts caused by the COVID-19 pandemic, there was a decrease in face-to-face consultations, closure of Units, reduction in occupancy capacity until total release via government decree, loss of clinical staff, and adherence to the home office for the administrative sector. Among the main difficulties faced in the digital transformation process are: the issuance of digital certificates for physicians, digital prescriptions, infrastructure to support this process, and the challenge of keeping telemedicine up and running.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectTransformação Digitalpt_BR
dc.subjectTelemedicinapt_BR
dc.subjectClínica Médica Popularpt_BR
dc.titleImpactos da pandemia da COVID-19 no serviço de consulta usando como base o processo de transformação digital: estudo de caso em uma clínica médica popularpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo ano de 2020, foi imposto à sociedade um novo contexto social, a rápida disseminação e facilidade de contágio do vírus denominado SARS-CoV-2, causador da COVID-19, fez com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificasse a doença como pandemia. Diante disso, foram impostas medidas de segurança, como o lockdown, e a sociedade precisou se adaptar. Produtos e serviços ficaram sendo consumidos exclusivamente por meios digitais, o que afetou diretamente a Tecnologia da Informação, evidenciando o processo de transformação digital. Com base nisso, este estudo tem como objetivo analisar os impactos causados pela pandemia da COVID-19 no serviço de consulta de uma clínica médica popular, usando como base o processo de transformação digital. A pesquisa classifica-se como aplicada, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Em relação aos procedimentos técnicos, foram utilizados a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e o estudo de caso. Os resultados demonstram que entre os impactos causados pela pandemia da COVID-19, houve a diminuição dos atendimentos presenciais, fechamento de Unidades, redução da capacidade de ocupação até a liberação total via decreto do governo, perda do corpo clínico e a adesão do home office para o setor administrativo. Dentro das principais dificuldades enfrentadas no processo de transformação digital estão: emissão dos certificados digitais dos médicos, as prescrições digitais, infraestrutura para suportar esse processo e o desafio de manter a telemedicina de pé.pt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - RUSSAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_evitória.pdf1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.