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Tipo: TCC
Título: A adesão ou não da educação física adaptada por professores de educação física no ensino remoto
Título em inglês: Adherence or not physical education adapted by physical education teachers in remote teaching
Autor(es): Constancio, Adelton Vinicius Souza
Silva, José Bruno Matheus Ferreira da
Orientador: Simim, Mário Antônio de Moura
Palavras-chave: Educação física;Professores
Data do documento: 2022
Citação: CONSTANCIO, Adelton Vinicius Souza; SILVA, José Bruno Matheus Ferreira da. A adesão ou não da educação física adaptada por professores de educação física no ensino remoto. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esportes, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi investigar se professores de educação física estão abordando os conteúdos da Educação Física Adaptada em contexto de pandemia. Participaram do estudo 13 professores (Idade: 36±8 anos; Masculino: n = 9, 69%; Feminino: n = 4, 31%) de escolas públicas (n = 7, 54%) e privadas (n = 6, 46%) da cidade de Fortaleza/CE. Os professores ministram aulas de educação física no ensino fundamental 1 (n = 5, 19%), fundamental II (n = 11, 42%) e médio (n = 10, 38%). Os dados foram coletados via questionário on-line (Google Forms®), enviados para as redes de contato dos participantes. O presente estudo investigou se professores de Educação Física abordam o conteúdo de Educação Física Adaptada em contextos de pandemia COVID-19. Os principais achados apontam que os professores consideram o período de aulas remoto complexo e problemático. Os professores indicaram aspectos estruturais (adaptação de materiais e estrutura precária), organizacionais (ausência de espaço no planejamento escolar) e de formação/capacitação (dificuldade em buscar especialização na área) como os principais problemas das aulas de EFA. Concluímos que o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de EFA foi complexo, problemático e que os alunos com deficiência foram prejudicados pela ausência de adaptações metodológicas e acessibilidade para participar das aulas.
Abstract: The aim of this study was to investigate whether physical education teachers are addressing the contents of Adapted Physical Education in the context of a pandemic. Thirteen teachers participated in the study (Age: 36±8 years; Male: n = 9, 69%; Female: n = 4, 31%) from public (n = 7, 54%) and private (n = 6, 46%) schools in city of Fortaleza/CE. Teachers teach physical education classes in teaching elementary 1 (n = 5, 19%), elementary II (n = 11, 42%) and intermediate (n = 10, 38%). You data were collected via an online questionnaire (Google Forms®), sent to the participant networks. The present study investigated whether teachers of Physical Education approach the content of Adapted Physical Education in contexts of COVID-19 pandemic. The main findings indicate that teachers consider the complex and problematic remote class period. The teachers indicated aspects structural (adaptation of materials and precarious structure), organizational (absence of space in school planning) and education/training (difficulty in seeking specialization in the area) as the main problems of EFA classes. we conclude that the teaching-learning process in EFA classes was complex, problematic and that students with disabilities were harmed by the lack of adaptations methodological and accessibility to participate in classes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70872
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