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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTeixeira, Samara Lívia Araújo-
dc.contributor.authorAraújo, Martinho Tota Filho Rocha de-
dc.date.accessioned2023-02-15T18:36:24Z-
dc.date.available2023-02-15T18:36:24Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Samara Lívia Araújo; ARAÚJO, Martinho Tota Filho Rocha de. Festa da colheita: cultura, campesinato, partilha e fartura na Microrregião Norte de Sobral. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 162-163. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-00-61083-3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70855-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFesta da colheitapt_BR
dc.subjectSementespt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectCampesinatopt_BR
dc.titleFesta da colheita: cultura, campesinato, partilha e fartura na Microrregião Norte de Sobralpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Festa da Colheita é uma grande celebração que se organiza em torno da produção camponesa e há 10 anos é realizada pela Rede de Intercâmbio de Sementes (RIS) que compreende 11 municípios da microrregião de Sobral. O trabalho aqui apresentado é parte integrante de uma pesquisa ainda em andamento que busca compreender a relevância da Festa da Colheita na vida dos/as camponeses/as integrantes da (RIS), bem como refletir sobre sua importância na preservação de valores entrelaçados com a cultura camponesa. A caminhada metodológica parte de um estudo etnográfico que se apoia na descrição densa apontada por Geertz (1978) visando obter uma interpretação feita a partir da experiência e leitura própria dos interlocutores no campo. A preparação da Festa inicia desde quando os camponeses põem as sementes na terra, no dia do festejo é encontrada uma grande variedade de alimentos, a animação é feita por artistas locais, uma forma de rememorar e valorizar as veias artísticas que existem localmente. A Festa, desempenha um papel de grande relevância para a desconstrução do Semiárido como um lugar inviável, é nela que os camponeses/as exibem suas riquezas, suas possibilidades e tradições fortalecendo sua identidade cultural.pt_BR
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