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dc.contributor.authorLima, Evelane Mendonça-
dc.date.accessioned2023-02-15T18:27:40Z-
dc.date.available2023-02-15T18:27:40Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationLIMA, Evelane Mendonça. Dinâmicas e impasses da midiatização das bandeiras feministas: o que nos diz o consumo cultural juvenil? In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 154-155. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-00-61083-3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70850-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProduções audiovisuaispt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectConsumo cultural juvenilpt_BR
dc.titleDinâmicas e impasses da midiatização das bandeiras feministas: o que nos diz o consumo cultural juvenil?pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrTornou-se cada vez mais recorrente o lançamento de filmes e seriados televisivos que apresentam um “feminino” mais “empoderado” que, em grande parte, encontra inspiração nas proposições feministas. Este trabalho busca investigar como produções audiovisuais que são atravessadas, direta ou indiretamente, pelas bandeiras feministas fazem parte do consumo cultural de jovens estudantes moradoras de bairros periféricos em Fortaleza e Maracanaú, no Ceará. O trabalho adota uma abordagem qualitativa, partindo dos seguintes procedimentos e técnicas: a) estudo bibliográfico em torno dos temas do consumo cultural juvenil e das relações de gênero no cinema; b) levantamento exploratório nos catálogos das plataformas de streaming e c) pesquisa de campo com a aplicação de questionários e a realização de entrevistas semiestruturadas e de história de vida com as estudantes de três escolas públicas. Os resultados parciais da pesquisa têm mostrado que esse tipo de produto cultural tem sido consumido expressivamente pelas interlocutoras a partir, principalmente, dos serviços de streaming e da internet. Do ponto de vista sociológico, entende-se que a apropriação das pautas feministas pela indústria do entretenimento deriva, sobretudo, de seus interesses comerciais. Todavia, também se compreende que as jovens em seus consumos culturais mobilizam uma cadeia simbólica mais complexa de disposições, práticas e leituras.pt_BR
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