Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70846
Tipo: TCC
Título: Análise sobre o perfil dos estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas regulares em Quixadá/CE
Autor(es): Cavalcante, Francisco Matheus dos Santos
Orientador: Silva, Thiago Werlley Bandeira da
Coorientador: Marques, Leonardo Torres
Palavras-chave: Ensino médio;Perfil-estudantes;Mineração de dados
Data do documento: 2022
Citação: CAVALCANTE, Francisco Matheus dos Santos. Análise sobre o perfil dos estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas regulares em Quixadá/CE. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2022.
Resumo: A trajetória educacional dos jovens, principalmente após o ensino médio é motivo de constantes estudos e análises, pois a garantia de êxito dos jovens reflete na construção de um país mais justo e desenvolvido. Com duração mínima de três (3) anos, O ensino médio, conforme a LDB, tem por finalidades a consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; de preparação básica para o trabalho; de formação ética, de desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico do educando; de compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos. Motivo de grandes debates começou a vigorar este ano de 2022, o chamado novo ensino médio traz algumas mudanças em relação ao modelo atual, como o aumento da carga horária dos estudantes, a adoção de uma base comum curricular e a escolha dos itinerários formativos por parte do aluno. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi conhecer o perfil dos estudantes de ensino médio de escolas regulares na cidade de Quixadá/CE, a partir das suas perspectivas atuais e expectativas após a conclusão do ensino médio. O estudo foi realizado com a utilização de técnicas de descoberta do conhecimento (KDD) com análises de clusterização e descritiva, com o auxílio da ferramenta Weka. Os dados foram obtidos através de um questionário aplicado presencialmente com 194 alunos do terceiro ano do ensino médio de três escolas de ensino médio regulares em Quixadá/CE. A partir das análises, observou-se uma forte tendência dos estudantes pretos e pardos, do sexo masculino, com renda familiar de até um salário-mínimo não terem expectativas de continuar os estudos. Estudantes que não consideram que as escolas o ajudam a tomar decisões e dizem que as escolas não o apoiam ou incentivam de forma efetiva a continuar os estudos, tem uma maior tendência a estarem indecisos em relação ao que fazer após a conclusão do ensino médio. Estudantes do sexo feminino, com melhor renda e que vivem com os pais, tem maior probabilidade de cursar ensino superior. Entretanto, não foi possível realizar uma análise mais profunda e detalhada por conta da pouca quantidade de dados obtidos e a pouca capacidade exploração de algoritmos e ferramentas de mineração de dados (MD) para o enfoque desse assunto.
Abstract: The educational trajectory of young people, especially after high school, is the subject of constant studies and analysis, as ensuring the success of young people reflects on the construction of a fairer and more developed country. With a minimum duration of three (3) years, Secondary education, according to the LDB, aims at consolidating and deepening the knowledge acquired in elementary education, enabling the continuation of studies; basic preparation for work; ethical training, development of the student's intellectual autonomy and critical thinking; understanding of the scientific-technological foundations of productive processes. The so-called new secondary education, which has been the subject of major debates since 2022, brings some changes to the current model, such as increasing student workloads, adopting a common curriculum base and choosing training itineraries on the part of of the student. In this context, the objective of this work was to know the profile of high school students from regular schools in the city of Quixadá/CE, from their current perspectives and expectations after completing high school. The study was carried out using knowledge discovery techniques (KDD) with clustering and descriptive analysis, with the help of the Weka tool. Data were obtained through a questionnaire applied face-to-face with 194 third-year high school students from three regular high schools in Quixadá/CE. Based on the analyses, there was a strong tendency for black and brown male students with a family income of up to one minimum wage not to have expectations of continuing their studies. Students who do not consider that the schools help them to make decisions and say that the schools do not effectively support or encourage them to continue their studies, have a greater tendency to be undecided about what to do after completing high school. Female students, with better income and who live with their parents, are more likely to attend higher education. However, it was not possible to carry out a deeper and more detailed analysis due to the small amount of data obtained and the limited exploration capacity of algorithms and data mining (DM) tools to focus on this subject.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70846
Aparece nas coleções:SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_fmscavalcante.pdf848,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.