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Tipo: TCC
Título: Estratégias para fidelização de clientes com Instagram nas pequenas e médias empresas
Autor(es): Oliveira, Pedro Venicius Silva
Orientador: Rolim, Germana Ferreira
Palavras-chave: Marketing;Marketing Digital;Clientes-Fidelização;Redes sociais;Instagram
Data do documento: 2022
Citação: OLIVEIRA, Pedro Venicius Silva. Estratégias para fidelização de clientes com Instagram nas pequenas e médias empresas. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2022.
Resumo: O mundo está cada vez mais conectado e presente no ambiente digital, possibilitando o compartilhamento quase instantâneo de informações entre os indivíduos inseridos na sociedade contemporânea. Os hábitos e o comportamento de consumo são influenciados diretamente pela intensa conexão e troca rápida de informações, conduzindo as organizações comerciais a se adaptarem aos novos hábitos dos consumidores e as novas tendências para manterem-se competitivas em um mercado cada vez mais agressivo. Essa conectividade também possibilita uma maior visibilidade para as empresas inseridas no ambiente digital, viabilizando uma captação de novos clientes que rompe até mesmo a barreira territorial, possibilitando um expressivo crescimento dessas empresas, no entanto os recursos disponibilizados pelas redes sociais também proporciona recursos para as empresas aplicarem estratégias que objetivem a fidelização dos clientes. Com essa presença empresarial no ambiente digital estão inseridas as pequenas e médias empresas, motores da economia nacional, sendo responsáveis por valores expressivos no desempenho econômico e na geração de empregos. À vista da importância das Pequenas e Médias Empresas (PME’s), o objetivo geral do presente estudo é compreender o impacto da utilização da rede social Instagram na fidelização de clientes de Pequenas e Médias Empresas (PME’s). Foram isolados atributos através de uma observação dos conceitos recorrentes presentes na literatura sobre a fidelização de cliente e a presença desses atributos sinalizam um possível êxito no processo de fidelização dos clientes. A pesquisa enquadra-se como uma pesquisa descritiva qualitativa e foram realizadas entrevistas com quatro proprietários de lojas de varejo na cidade de Baturité. Posteriormente, as respostas foram transcritas, separadas em trechos de destaques e analisadas com a técnica de análise de conteúdo. Com a análise dos resultados, foi possível listar e identificar as estratégias de fidelização aplicadas pelos entrevistados e consequentemente observar a presença do Instagram na execução dessas estratégias e o importante papel dessa rede social para fidelização de clientes.
Abstract: The world is increasingly connected and present in the digital environment, enabling the almost instantaneous sharing of information between individuals inserted in contemporary society. Consumer habits and behavior are directly influenced by the intense connection and rapid exchange of information, leading commercial organizations to adapt to new consumer habits and new trends to remain competitive in an increasingly aggressive market. This connectivity also enables greater visibility for companies inserted in the digital environment, enabling the capture of new customers that even breaks the territorial barrier, allowing a significant growth of these companies, however the resources made available by social networks also provide resources for companies apply strategies aimed at customer loyalty. With this business presence in the digital environment, small and medium-sized companies are inserted, engines of the national economy, being responsible for significant amounts in economic performance and job creation. In view of the importance of Small and Medium Enterprises (SME’s), the general objective of this study is to understand the impact of using the social network Instagram on customer loyalty of Small and Medium Enterprises (SME’s). Attributes were isolated through an observation of recurrent concepts present in the literature on customer loyalty and the presence of these attributes indicate a possible success in the customer loyalty process. The research is framed as a qualitative descriptive research and interviews were conducted with four owners of retail stores in the city of Baturité. Subsequently, the responses were transcribed, separated into highlights and analyzed using the content analysis technique. With the analysis of the results, it was possible to list and identify the loyalty strategies applied by the interviewees and consequently observe the presence of Instagram in the execution of these strategies and the important role of this social network for customer loyalty.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70838
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