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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70817
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma Simulação multiagente para alocação de tarefas em projetos de software baseada no truck factor |
Autor(es): | Vieira Neto Segundo, Caetano |
Orientador: | Oliveira, Marcos Antônio de |
Coorientador: | Gonçalves, Enyo José Tavares |
Palavras-chave: | Sistemas multiagentes;Algoritmos genéticos;Software - Desenvolvimento |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | VIEIRA SEGUNDO NETO, Caetano. Uma Simulação multiagente para alocação de tarefas em projetos de software baseada no truck factor. 2022. 92 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Programa de Pós-Graduação em Computação, Quixadá, 2022. |
Resumo: | No desenvolvimento de um projeto de software existem diversas etapas que devem ser realizadas para que o mesmo seja concluído com êxito. Alocação de tarefas é uma dessas etapas. Ao longo dos anos tem-se pesquisado sobre técnicas que visam otimizar tal processo a fim de minimizar custo e tempo de desenvolvimento. No entanto, o Truck Factor (TF) é uma métrica que pode determinar risco a um projeto e também deve ser levado em consideração no momento de distribuir tarefas entre os membros da equipe. O TF diz respeito à distribuição de conhecimento sobre o projeto entre os membros da equipe de desenvolvimento. Dessa forma, faz com que não haja concentração de conhecimento apenas por uma parte da equipe, tal temática é de extrema relevância, visto que com a globalização e demanda do mercado de TI, a rotatividade de seus profissionais tornou-se comum. Sabe-se que alocação de recursos em times de software não possui apenas solução exata, visto que é um problema NP-difícil e, a partir disso, ao longo dos anos técnicas de Search Based Software Engineering (SBSE), que possui uma diversidade de algoritmo de otimização, como por exemplo algoritmos genéticos, que têm sido aplicados em diversas pesquisas a fim de resolver tal problemática. Em ambientes multiagentes, entende-se que existe uma determinada quantidade de agentes que têm percepção e se comunicam a fim de atingir seus objetivos. Pesquisas na área de multiagentes têm se utilizado de ambientes simulados a fim validar suas pesquisas, visto que a modelagem e simulação devem contemplar as principais variáveis de um ambiente real. Portanto, este trabalho propõe construir uma simulação multiagente, que utiliza técnicas de SBSE, com o objetivo de minimizar os impactos causados pelo Truck Factor em uma equipe de desenvolvimento de software. Nas simulações, modelamos configurações diferentes para as equipes de desenvolvimento de software. Nossos resultados mostram que a abordagem proposta minimiza os impactos causados pela alocação de tarefas em equipes de desenvolvimento de software quando consideramos a métrica TF durante a atribuição de tarefas. |
Abstract: | In the development of software, a project several steps must be carried out for it to be completed. Task allocation is one such step. Over the years, techniques have been researched to optimize this process to minimize cost and development time. However, it is believed that the Truck Factor (TF) is a metric that can determine the risk to a project and should also be taken into account when distributing tasks among team members. The TF concerns the distribution of knowledge about the project among the members of the development team, thus ensuring that there is no concentration of knowledge by only one part of the team, this theme is extremely relevant since, with globalization and demand from the IT market, the rotation of its professionals has become common. It is known that resource allocation in software teams does not have only an exact solution, since it is an Np-hard problem and, from that, over the years Search-Based Software Engineering (SBSE) techniques, which have a diversity optimization algorithms, such as genetic algorithms, have been applied in several types of research to solve this problem. In multi-agent environments, it is understood that there is a certain amount of agents that have perception and communicate to achieve their goals. Research in the area of multi-agents has used simulated environments to validate their research since the modeling and simulation must consider the main variables of a real environment. Therefore, this work proposes to build a multi-agent simulation, which uses SBSE techniques, to minimize the impacts caused by Truck Factor in a software development team. In the simulations, we model different configurations for the software development teams. Our results show that the proposed approach minimizes the impacts caused by task allocation in software development teams when we consider the TF metric during task assignment. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70817 |
Aparece nas coleções: | PCOMP - Dissertações defendidas na UFC |
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